Questão respondida

Hector Conselheiro

Qual a diferença entre as ondas de radio FM e AM?

3 em 4/10/2009 às 14:19h

Qual a diferença, as vantagens de usar o padrão FM, e as vantagens de usar o padrão AM? o que significam essas siglas?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 7 de 7 respostas encontradas (0.039 segundos)
MoDi Sábio

Melhor Resposta

16MoDi em 4/10/2009 às 14:51h

"Em FM, o comprimento de onda é de alguns cm (FM utiiliza VHF e UHF, para transmitir) e, portanto, qualquer objeto com este tamanho é suficiente para refletir a onda. E, por outro lado, ela é bem penetrante e não se reflete bem, nas camadas da atmosfera. Vai se refletir nas camadas da ionosfera, que estão muito mais altas.

Já em AM, o comprimento é da ordem de metros. Portanto, ela usa muito bem as camadas atmosféricas, para se propagar, por reflexão.
FM, sem repetidoras, só tem alcance da linha do horizonte. (Por isso, normalmente, as antenas das estações de FM estão localizadas em morros).
AM não necessita de repetidoras e se propaga por saltos reflexivos, entre camadas atmosféricas e terra (ou, melhor ainda, mar)"
Xiquim

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060628064046AASTCZf

7JOSÉ BATISTA em 4/10/2009 às 15:00h

Cara , eu abri pra responder, mas ai vi a resposta do meu amigo Modi e descobri que vc nao precisa de mais nenhuma resposta, porque está tudo ai.
Perfeito Modi.

RonieAprendiz
5Ronie em 4/10/2009 às 16:12h

Faltou apenas o significado de AM e FM.
AM - amplitude modulada
FM - freqüência modulada

fui!

Sir Tux Cidadão
5Sir Tux em 4/10/2009 às 14:52h

O Am é de concepção bem mais antiga então a freqüência é mais baixa, isso faz com que o sinal que modula esta freqüência seja mais limitado nosso ouvido escuta sons de 20hz a 20 000hz +- o rádio am como a freqüência é baixa permite qua apenas sinais de 20 hetz até 5 000 hz modulem o sinal isso faz com que o som fique limitado a esta freqüência, no am a modulação(sinal com informação de audio) é enviado junto com a portadora( sinal fixo que tem a freqüência da estação) de forma que nos picos de audio a portadora aumenta de intensidade... digamos que a portadora tem 500w de potencia nos picos de audio ela vai a 750W. Assim qualquer interferencia(ráio, motor e até estática) que aumente o sinal da portadora irá sair no autofalante do seu rádio.

No Fm a modulação á feita através da mudança de freqüência do sinal transmitido e como a frquência é mais alta ela permite uma modulação de até 36khz+- conseguindo se transmitir dois canais de 16khz de banda de audio. assim a resposta de freqüência teórica do seu rádio fm é de 20hz até 16khz, assim vc se vc está escutando uma estação sintonizada em 100,3Mhz (milhões de hertz) quando temos um som agudo o sinal transmitido é de 100 336 000hz assim seu rádio entende subtrai os 100,3mhz e sobra os 36khz dividos nos 2 canais do estéreo....

Observe que Am e Fm são métodos de modulação e não freqüências de trabalho...
vc pode pegar um sinal de 100,3mhz e modular em AM e pegar um sinam de 1650khz e modular em frequência...

Fonte: Fórum Clube do Hardware

AILTON MAUADCidadão
3AILTON MAUAD em 5/10/2009 às 00:58h

FM,freqüência modulada ,o áudio é modulado em freqüência ,e AM ,é em amplietude modulada, a Fm é modulada em milhões de Mhz e Am é modulada em hz.
A de mais qualidade é a FM e a de menor qualidade é a AM,
so pra se ter uma ideia em uma frequencia de radio FM cabem dezenas de radios AM.

Fonte: Ailton

sete7™Mentor
1sete7™ em 4/10/2009 às 17:02h

As transmissões em FM são baseadas em um valor de freqüência, onde são somados valores extras (os dos sons, por exemplo). Na captação, um aparelho eletrônico recebe as variações e "subtrai" a freqüência média (a em que são adicionados os valores extras). Ou seja, na FM, as variações são feitas no sentido horizontal da forma de onda.

Já no caso das transmissões em AM, os valores são baseados em valores de amplitude (normalmente representantes de Tensões Elétricas, ou Correntes), em que são adicionados valores à amplitude básica do circuito. Resumindo, variando as formas de onda no sentido vertical (valores de Tensão, por exemplo).

1Renan Mattos em 4/10/2009 às 17:14h

AM e FM se tratam técnicas de MODULAÇÃO. Em termos mais simples, imagine o seguinte:

- Você deseja transmitir sua voz, sua imagem ou alguma outra informação que esteja próximo de ti para um local distante;

- O aparelho de rádio, de alguma forma, vai capturar sua voz, imagem ou outra informação e coloca-la "dentro" da onda de rádio que parte da sua antena para a antena do local distante;

- A forma, ou técnica, que ele empregará para colocar sua voz "dentro" da onda é que nos dirá que tipo de modulação (AM, FM, FSK, SSB-SC, etc...) está sendo empregada;

- Na técnica de modulação AM, sua voz vai ser `colocada` na onda
fazendo a onda variar sua `intensidade` de acordo com a intesidade
de sua voz. Por isso se diz Amplitude Modulada ou AM;

- Na técnica de modulação FM, sua voz será "colocada" dentro da
onda fazendo a frequência da onda sofrer variações (relativamente pequenas) de acordo com a intensidade de de sua voz, por isso
chamada Frequência Modulada FM;

- Quem receber essa onda no local distante deve conhecer a técnica que você usou (AM, FM, etc...). Assim, o aparelho receptor saberá como fazer para reproduzir a sua voz a partir da onda de rádio que ele
está recebendo.

Existem inúmeras técnicas de modulação. Além delas, os serviços que regulamentam o uso das ondas de rádio (no Brasil, ANATEL) também especificam quais `faixas de frequência` que são destinadas para algumas formas formas de modulação. Imagine se não houvesse regras nesse setor: viveríamos o caos nas telecomunicações via rádio, inviabilizando o uso das ondas de rádio, útil a sociedade no dia-a-dia.

Tira-Dúvidas beta