Questão respondida

Closed Mentor

Como funcionam os projetores?

3 em 20/8/2009 às 23:08h

Como funciona o projetor, como é feita a imagem que é jogada da lente para o telão...como é transmitida, ect, etc...

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 1 de 1 respostas encontradas (0.203 segundos)
NearAprendiz

Melhor Resposta

-1Near em 21/8/2009 às 16:12h

Olha, é um pouco complicado de explicar, mas como você quer saber como realmente funciona, aí vai:
"O elemento-chave em um projetor é a fonte de luz. Lâmpadas de arco voltaico de carvão têm sido usadas desde o início de 1900, mas têm uma vida útil curta. Lâmpadas de xenônio são as mais usadas hoje. O xenônio é um gás raro com certas propriedades que o fazem adequados ao uso em projetores:
em quantidade densa o suficiente, o gás conduz eletricidade;
como é um condutor, ele incandesce com muita claridade;
ele continua iluminando por um longo tempo (2 a 6 mil horas).

As lâmpadas de xenônio têm um envelope de quartzo em vez de vidro porque ficam muito quentes e produzi-las é um processso muito complicado. O quarto comporta um cátodo e um ânodo. Como o próprio xenônio é condutor, a lâmpada não precisa de um filamento. Em vez disso, quando a corrente é aplicada ao bulbo, a carga forma um arco entre o cátodo e o ânodo. Para o bulbo iluminar o suficiente, o xenônio deve ser puro e o envelope de quartzo precisa ser fechado a vácuo. Como o xenônio é um gás raro e o processo de fabricação do bulbo é complicado, as lâmpadas de xenônio geralmente custam US$700 ou mais cada.

A lâmpada de xenônio é montada no centro de um refletor parabólico localizado no compartimento da lâmpada. O espelho reflete a luz e a concentra no condensador. O concentrador é um par de lentes usadas para intensificar a luz e focalizá-la na lente principal do conjunto. O calor gerado por essa luz concentrada é inacreditável. É por isso que o filme derrete tão facilmente quando não está enrolado.

Um obturador (em cima) gira para evitar que o filme fique frouxo. Um condensador (embaixo) pode vir em uma grande variedade de formas, dependendo do formato da tela.

Quando a luz concentrada sai do compartimento da lâmpada e entra no projetor é interceptada pelo obturador. Ele é um pequeno sistema de tração que gira 24 v/s. Cada lâmina do obturador bloqueia a luz que aparece em um certo momento de sua revolução. Esse bloqueio é sincronizado com o avanço do filme de maneira que a luz não projeta a fração de segundo quando o filme é movido de um quadro para o próximo. Sem isso, o filme pareceria tremer ou teria imagens-fantasmas por estar fora de sincronismo. Muitos projetores usam obturadores duplos que giram em sentidos opostos. Isso faz com que a luz seja cortada de cima e de baixo de cada quadro, reduzindo ainda mais a possibilidade de a imagem parecer tremida.

Antes da luz atingir o filme, também passa por um condensador. Ele é uma pequena moldura removível de metal que bloqueia a luz, permitindo que ilumine apenas a parte do filme que você quer ver na tela. Dois bons exemplos de imagens indesejáveis na tela são as perfurações do filme e informações de áudio nos lados da tela. Os condensadores existem em uma variedade de tamanhos que correspondem ao formato da tela do cinema.

A lente do projetor (em cima) pode ser mudada para mostrar formatos de filme diferentes. O visor (embaixo) fica na frente
da cabine de projeção.

Do condensador, a luz passa pelo filme e pela lente principal. A lente é removível e pode ser mudada dependendo do formato do filme. As duas lentes mais comuns são a plana e CinemaScope. Muitos projetores têm um turret que permite que ambos os tipos de lentes sejam acoplados e que o projetor gire a lente escolhida até seu lugar.

Do projetor, a luz passa por um visor na frente da cabine de projeção e vai da cabine até a tela. Finalmente, as imagens do filme aparecem na tela."

P.S.:isso é sobre os projetores de cinema!

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/projetores-de-filmes4.htm

Tira-Dúvidas beta