Questão respondida

ElielANKH Mentor

Estabilizador estalando sem parar...

0 em 6/3/2012 às 15:50h

Agora pouco estava eu jogando Skyrim, ja tinha mais ou menos ums 30min de jogo, de repente meu estabilizador começou a estalar, como sei que e normal acontecer esses estalos por variaçoes na rede eletrica continuei jogando, o problema foi que depois disso ele nao parou mais de estalar de maneira continua e frenetica, continuei jogando pra ver ate onde ia mais depois de 10min estalando nao tive opçao a nao ser desligar o pc e verificar os cabos que estao conectados a ele, estava tudo certo so notei que o estabilizador estava muito quente(quase nao dava para desconectar o cabo do monitor e de energia do pc), deixei ele um tempo desligado ate esfriar e conectei os cabos novamente e liguei o pc ate agora ele nao fez isso, mas nao e primeira vez que isso acontece essa ja e a terceira vez, ambas as vezes foram sempre em algum jogo, a primeira vez foi com GTA IV que tambem apresentou esses estalos por mais de 5min, a segundo foi com o jogo test drive unlimited 2 em que o computador chegou a reiniciar, a agora no game skyrim, acredito que nao seja nada relacionado a estalaçao eletrica da minha casa (tem menos de 3 anos que ela foi completamente trocada, e tem dois meses que todas tomadas foram trocadas tambem para o novo padrao), variaçao eletrica na rede tambem acredito que nao e, pois a luz vermelha de indicaçao de queda ou variaçao nao ligou, o aparelho de som que fica ligado ao computador tambem nao apresentou nada anormal (este nao esta ligado no estabilizador ele tem uma tomada exclusiva, nao seria louco de ligar um mini system com subwoofer ao estabilizador), so me resta acreditar que seja alguma coisa relacionada a fonte ou entao ao proprio estabilizador, minha configuraçao e um core 2 duo E7400 2.8GHZ (as vezes realizo um over mas nada extremo no maximo para 3.2Ghz, mas dessa vez ele estava em stock), 4GB DDR2 (2x2) 800Mhz, HD 320GB SATA II, mobo P5KPL-AM da ASUS, drive de dvd lg, placa de video Nvidia 9500GT 1GB DDR3, e uma fonte corsair 400w (85% de eficiencia), e o estabilizador e SMS de 430VA nele so esta conectado o computador e o monitor de 19" da samsung, o que vcs acham que podem ser isso sera um problema no proprio estabilizador ou algum problema na minha fonte ja que essa configuraçao e antiga tem mais de 3 anos(mas a cada tres meses realizo a limpeza completa inclusive fonte), e o que vcs me sugerem que eu faça para substituir o estabilizador se for o mesmo que estiver com algum problema, troque por um nobreak, filtro de linha ou outro estabilizador mais potente, ou entao ligar o pc diretamente a tomada (eu moro em goias e aqui a rede e de 220volts)? desde ja agredeço a todos que tiveram paciencia de ler esse "livro pergunta" rsrsrs.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 19 de 19 respostas encontradas (0.063 segundos)

Melhor Resposta

4JOSÉ BATISTA em 6/3/2012 às 19:06h

Primeiro eu vou deixar claro:...
JOGO NO TIME DOS QUE USAM O ESTABILIZADOR
e nao abro mão dele, independente de opiniões em contrario. Respeito todas, mas nao sou obrigado a aceitar ou a concordar.
Nao defendo o uso do equipamento, mas aconselho o uso sim , principalmente para quem mora em regiões com
variações constantes na rede eletrica.
O Eduardo cita artigo de outro site para corroborar a sua tese. Eu poderia colocar artigos e materias de varios sites favoraveis ao uso, mas evito de toda maneira fazer este tipo de citação aqui na pagina.
Com relação ao barulho estalido do estabilizador... o meu faz isso a uns dois anos mais ou menos e continua funcionando normalmente. A diferença ai é que ele estala por algum tempo e depois para... e tb nao é sempre que faz isso.
abraços a todos.

2julio cesar dos santos em 6/3/2012 às 16:57h

Aos que dizem que não é necessário o uso do estabilizador:
alguém poderia me dizer o motivo das firmas de sonorização(som para shows,etc) não dispensarem o uso desse equipamento? Por experiência própria, em algumas cidades em que a energia é bem oscilante, principalmente nos horários de pico, fica impossível de se ligar um equipamento digital. Quanto aos estalos no estabilizador, eu também já tive esse problema, pensei até em comprar outro estabilizador, pois o mesmo não parava de fazer o barulho, mas foi um problema temporário, hoje ele raramente faz isso, creio que alguém devia estar usando um aparelho que consumisse muita energia, como uma máquina de solda. Quedas de tensão também acontece em residências onde a mesma se situe longe do transformador que distribui a energia para a sua casa.

EduardoConselheiro
1Eduardo em 6/3/2012 às 17:14h

Salve julio cesar dos santos.
Em minha opinião a opção de tal empresa é por um comodismo gerado por essa lenda urbana de que os estabilizadores são úteis. Digo isso por dois motivos, o primeiro é que trabalhei alguns meses para uma empresa que cuidava de som em eventos, e lá não eram usados estabilizadores, o segundo é que o chaveamento interno dos estabilizadores podem gerar picos de tensão tão prejudiciais aos equipamentos quanto uma sobrecarga ou subtensão. Creio que o melhor nos casos de fornecimento precário que você mencionou sejam os no-breaks online que diminuiriam muito a oscilação da energia nos quipamentos.
No mais, boa sorte.

1JOSÉ BATISTA em 6/3/2012 às 19:10h

A duvida do Eliel nao era se ele devia ou nao usar um estabilizador.
Mas as respostas fluiram por este caminho.
Deem uma olhada nesta postagem
http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/3474

FernandoMentor
1Fernando em 7/3/2012 às 23:59h

Estabilizador não serve pra nada...

Esses estalos são do rele(s) armando e desarmando, isso sim estressa sua fonte, cada vez que o rele estala ele corta a alimentação da sua fonte, cada vez que isso acontece sua fonte tem que se virar pra manter tudo funcionando, tem uma peça (que não lembro o nome) que fica extremamente quente por causa do estabilizador ficar chaveando pra +6 ou -6v.

Quer proteção de verdade, compre um filtro de linha descente, coisa de 50~70 reais.

Fonte: http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/254007-razoes-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham.html

RenatoMestre
1Renato em 6/3/2012 às 18:45h

Amigo, certeza que seu estabilizador não possui a mesma potencia da sua máquina, não vou entrar nessa questão de qual deve ser usado(particularmente acho estabilizador um souvenir, mas se tiver filtro de linha,já melhora bem, mas não deve ser seu caso)
Voltando, o VA do estalbilizador ai, deve ser 60% da sua potencia, se a fonte fosse de 100 v= 160 va pelo menos.

TaurusNovato
1Taurus em 6/3/2012 às 18:55h

Seu estabilizador esta disposto em algum lugar com pouca refrigeração, com a demanda exigida pela fonte do Pc em execuções de games com graficos razoaveis. indica que seu estabilizador esta superaquecendo e apanhando para suportar a carga exigida ppelo seu PC.. esta na hora de levar seu estabilizador para algum tecnico em eletronica dar uma verificada e constatar se nescessita substitui-lo antes que torre ... Seu estabilizador esta se entregando ou sua tomada de energia não presta.

EduardoConselheiro
1Eduardo em 6/3/2012 às 15:59h

Salve ElielANKH .
Há pessoas que defendem o uso dos "estilizadores" mas o fato é que eles não ajudam em nada, além de dobrar o trabalho da fonte que já tem um estabilizador interno. Sem contar que os demais eletrônicos contam com uma margem de tolerância na variação da tensão para mais ou para menos. O melhor mesmo é optar por filtros de linha.
No mais, boa sorte.

SamuelCidadão
0Samuel em 10/3/2012 às 11:24h

Direto e rapidamente, o melhor a fazer é trocar esse estabilizador por um novo, no meu caso, minha fonte de alimentação esta configurada em 115v e o estabilizador em 220v, minha rede também é 220v.
Aproveite e conecte o estabilizador na tomada atravéz de um filtro de linha "régua de tomadas". Isto deve resolver o seu problema. Aqui só há queda de luz uma vez por ano, se aí as quedas forem frequentes use um Nobreak.

Marlon SoaresDescolado
0Marlon Soares em 10/3/2012 às 11:59h

Comigo isso trambém aconteceu,mas foi fácil de resolver.
1-O estabilizador tem que esquentar,aguenta até um 65 Graus.
2-Provalmente o plug do estabilizador não está bem encaxado,reconecte diretamente na tomada,sem nenhum beijamim(no meu caso)
3-O fusível está corrompido em alguma extremidade,troque-o e coloque o que o fabricante recomenda
4-Não é um curto na fonte?

fora isso,tente revera ligação elétrica da casa, o aterramento tambem pode ser a causa!
boa sorte amigo

wallisonCidadão
0wallison em 13/3/2012 às 00:15h

Analizando toda configuração do seu pc acho que deve trocar o estabilizador por outro mais potente.

Se o seu pc esta trabalhando normalmente, não há necessidade de trocar a fonte.

Como vc disse o estabilizador estava muito quente então ele não deve estar dando conta do recado.

Valew mano.

Murillo Especialista
0Murillo em 6/3/2012 às 19:43h

Você deve trocar esse daí porque tá apresentando problemas.
Estou com o Eduardo não gosto de estabilizadores mais a opinião é sua, uso um filtro de linha e está bom demais.

0roniclesio soares fernandes em 6/3/2012 às 19:48h

o problema não está na fonte e sim no estabilizador.
se o problema fosse na rede eletrica ele ao menos ligaria. esse equipamento é importante no sentido de fornecer uma proteção extra para os equipamentos, pcs que possuem um sistema muito delicado ao tanto que podem queimar até com a insignificante energia estatica.
O fato do estalo ocorre quando há algum equipamento interfere na corrente eletrica causando oscilações.

0João Victor Leandro em 6/3/2012 às 22:33h

Ei acontecia isso comigo quando minha mãe estava com a lavadora ligado o fogão e o pc mais um dia eu troquei o pc de tomada ai parro de estralar o estabilizador

EduardoConselheiro
0Eduardo em 6/3/2012 às 23:22h

Salve José Batista.
Não vejo motivo para evitar postar matérias sobre um determinado assunto, visto que a intenção disso não é apenas a de corroborar (eu tive que olhar o dicionário para entender essa) com uma colocação, mas também de trazer um debate fundamentado, que possa sim ajudar outros usuários a formar sua opinião, uma vez que terá um forte embasamento para tomada de decisão, não seria isso valioso?
No mais, boa sorte.

valneiAprendiz
0valnei em 7/3/2012 às 10:16h

concerteza ele não esta aguentando a sobrecarga ou já esta querendo dar pau, tenta ligar somente o cabo de força do computador e ve se vai continuar.

TennysonCidadão
0Tennyson em 6/3/2012 às 17:19h

O meu estava assim, eu abrí e liguei ai ví um curto circuito em uma solda mal feita, dai eu mesmo fiz a solda e resolví o ploblema!

0Lucas Daniel em 6/3/2012 às 17:54h

Cara ele da esses estalos quando esta muito sobre carregado ou seja tem muita gente usando anergia na sua casa

Fernando Cidadão
0Fernando em 6/3/2012 às 18:35h

Amigo, filtro de linha nada mais é do que uma tomada normal com fusível interno, diferente do estabilizador que mantem sua energia em 115 volts, valor ideal para eletroeletrônicos. O que pode ter acontecido com seu estabilizador é que ele esteja esquentando talvez por causa de um curto entre os contatos de cobre do transformador ou por causa de defeito mesmo. Apenas tenha em mente que o fato de isso acontecer quando vc está jogando não tem nada a ver, pois para um estabilizador geladeira, pc, ou qualquer outra coisa, é td igual...
Até mais e qualquer coisa estamos aí...

Tira-Dúvidas beta