Só tem duas alternativas:
Particionar o HD sendo que uma das partições fica com o SO e a outra para "armazenar" os seus programas e arquivos,ou;
Fazer um backup dos seus documentos e colocar em outros midias para posterior instalação.
Uma boa opção para quem tem muitos arquivos e documentos que quer ver SEMPRE salvos é comprar um HD externo com ligação USB...estarão sempre disponíveis em qualquer local.
Fazendo uma segunda partição,colocando os dados lá.
A primeira ficando apenas para sistema operacional e programas instalados,dessa forma para seu caso.
Segue um tutorial da casa. http://www.tecmundo.com.br/869-como-criar-particoes-no-hd.htm com vídeo e tudo,para facilitar sua vida.
Basta criar uma nova partição e transfefir seus arquivos para lá. O link abaixo explica como fazer:
http://www.tecmundo.com.br/869-como-criar-particoes-no-hd.htm
Há 2 formas de guardar seus arquivos:
1- esta é a mais segura: faça backup em um cd, em um pendrive, dvd, escolha o que couber seus arquivos, tipo um pendrive de 16 giga.
2- se tiver 2 partições em seu pc, coloque os arquivos em uma partição e não exclua ela na hora da formatação.
crie uma partição no hd e mande todos os arquivos para a partição ou na hora de instalar o windows tem duas opçoes de estalaçao a primeira tem como salvar os dados e a segunda nao tem a opçao de salvar mais se eu fosse vc faria uma partiçao eu acho melhor e mais segura.
faz um backup! usa um pen drive, um hd externo, sei lá inventa
Você pode criar no seu HD uma partição fora do sistema operacional e passar os seus arquivos para lá, e então formatar apenas a partição em que se encontra o sistema operacional, sem apagar a nova partição que você criou e passou os seus arquivos. Aqui um bom programa para fazer isso: http://www.baixaki.com.br/download/easeus-partition-master-home-edition.htm
Sem fazer backup é impossível.
Só mesmo fazendo como os amigos citaram.
Copie para uma pasta que não seja a do Windows e exclua somente o W#indows; senão ponha os arquivos em outra partição se Vc tiver outra.
Você pode fazer um particianamento de disco. Link explicando como fazer: http://www.tecmundo.com.br/3985-dicas-do-windows-7-como-particionar-o-disco-rigido-do-computador.htm
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/3985-dicas-do-windows-7-como-particionar-o-disco-rigido-do-computador.htm
Se tiver um HD grande em (GB)
faça uma Partição secundaria e jogue o backup nela,
depois formate a partição primaria.
em seguida é só desfazer a partição do HD