Questão respondida

Eduardo (1712918) Especialista

Para que serve um roteador?

1 em 27/9/2009 às 20:35h

gostaria de saber como funciona pois vejo vários destes no meu dia-dia mas não sei para que serve!

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 16 de 16 respostas encontradas (0.032 segundos)

Melhor Resposta

3gato Hacker robinho em 28/9/2009 às 09:31h

Roteador é o dispositivo que você usa para conectar uma rede local de computadores a um modem de internet para permitir que vários micros acessem a internet compartilhando a mesma conexão.
O roteador pode ligar o micros através de cabo ou através de uma conexão wireless.

roteador serve pra mandar o sinal da internet para os cantos da casa porém o computador ou laptop tem que ter o dispositivo que é ligado na entrada USB para poder receber esse sinal. o dispositivo é do tamanho de um pen drive.

Cinthia DSAprendiz
2Cinthia DS em 28/9/2009 às 16:48h

O que é um roteador? Além do nome sugestivo, o roteador é um dispositivo que integra várias outras características:

* Roteador de banda larga: Compartilha automaticamente sua conexão com a Internet entre todos os computadores ligados a ele. Você também pode configurá-lo para limitar o acesso a Internet com base em vários critérios (por exemplo, hora do dia – você pode querer que seus funcionários acessem a Internet apenas durante o horário de almoço ou após o expediente, por exemplo).
* Firewall baseado em hardware: Evita vários tipos de ataques em seu computador e também evita que pastas e impressoras compartilhadas em sua rede sejam acessadas por outros computadores de fora da sua casa ou escritório.
* Switch: Quase todos os roteadores também integram um switch (geralmente um switch de 4 portas), permitindo conectar os computadores da sua rede diretamente no roteador sem a necessidade de qualquer periférico extra. Você também pode expandir o número de portas instalando um switch externo ao roteador. Portanto, para uma rede pequena com até quatro computadores você não precisará de um hardware extra para montar sua rede.
* Servidor DHCP: Este recurso centraliza todas as opções de configuração da rede no roteador e, portanto você não precisará efetuar nenhum tipo de configuração nos computadores da sua rede (você deve configurar as configurações de rede dos PCs da sua rede em “configuração automática”). Este recurso permite a você conectar qualquer computador no roteador para ter acesso imediato à Internet e aos recursos compartilhados, como pastas e impressoras localizadas em sua rede, sem a necessidade de nenhum tipo de configuração adicional. Apenas conecte e use!
* Wireless: Os roteadores mais modernos possuem rede wireless como opcional, permitindo a você conectar computadores sem a utilização de cabos. No entanto, os computadores precisarão de placas de rede sem fio e a instalação desse tipo de placa em cada computador da sua rede pode sair caro. Mas esta é uma solução muito interessante para a sua casa ou pequeno escritório onde você tem um ou dois notebooks com placa de rede wireless: simplesmente ligue os computadores e você estará on-line. No entanto existem vários riscos de segurança e opções de configurações avançadas que devem ser feitas para usar o recurso de rede sem fio de forma segura. Leia nosso tutorial Habilitando Segurança em Redes Wireless para aprender mais sobre o assunto. Leia nosso tutorial Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga caso queira montar uma rede sem fio.
* Servidor de Impressão: Alguns roteadores possuem uma porta paralela ou uma porta USB para você conectar sua impressora nele. Isto é realmente muito interessante, pois permite que qualquer computador da sua rede use a impressora sem qualquer configuração avançada. Se você precisa compartilha sua impressora entre todos os computadores e o seu roteador não possui esta opção, o computador onde sua impressora está instalada precisará estar ligado quando você quiser imprimir algo. Isto pode ser irritante, por exemplo, se a impressora estiver conectada a um computador de alguém que não está no escritório e que por sinal desligou o computador e colocou uma senha. Além disso, usar um roteador com opção de servidor de impressão pode economizar algum dinheiro em sua conta de luz, já que você não precisará de um outro computador ligado para usar a impressora. Se você escolher comprar um roteador com este recurso, você precisará comprar um como o mesmo tipo de conexão da sua impressora: paralela ou USB.

Concluindo: o roteador tem várias características e pode servir para compartilhar documentos, rede...

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/577

2Dieison Cardoso em 28/9/2009 às 19:31h

Serve para conectar a um único local vários computadores que compartilham a mesma operação de internet.

cleyton7976Aprendiz
2cleyton7976 em 29/9/2009 às 01:04h

vo dar uma reposta bem simples
R:se vc tem uma net com um unoco cabo e vc tem dois pcs dai vc nao vai comprar outro moden né claro dai vc compra um rodeador tem um pra cada tipo se vc que dividir sua net com um vizinho por ex dai vc coloca o cabo que vem do moden,en vez de ligar no seu pc vc vai ligar na primeira saida do roteador e do roteador vc dai ligar no seu pc...no meu caso sao tres pcs intao eu usso um que tem oito mais nao preciza tamta saida nao é que que eu tinha dilheiro sobrando no dia msm...hehe faleuuu..

Fonte: eu msm...

0Renan Almeida em 29/9/2009 às 02:49h

Você poderá usar sua internet em casa, mas não pode se afastar muito do roteador senão você perde conexão. Um raio de 40 metros seria o máximo, dependendo da antena que você usa. Lembrando que quanto mais paredes estiver entre o notebook e o roteador mais fraco fica o sinal.

VictorDescolado
0Victor em 29/9/2009 às 13:44h

O roteador é parareciddo com o modem, mais só o visual porque o roteador é usado para distribuir a net para varias redes.
Na minha casa o roteador se conecta com o modem e distribui a net desse jeito:

PC PRINCIPAL>PC`s AUXILIARES> MEU PC
>NOTEBOOK(TRABALHO)
>PC DA MINHA TIA

É uma forma de distribuir a internet para varias outras redes.
Espero que goste da explicaçao.

0Renato Fernandes em 29/9/2009 às 16:11h

Um roteador serve para vc montar a famosa rede entre computadores.. que seja para trabalho, compartilhamento de arquivos ou para divisão de internet entre eles.

0JOSÉ BATISTA em 28/9/2009 às 20:59h

O roteador serve pra distribuir o seu sinal de banda larga para diversos computadores podendo ser conexão com fio ou wireless.

FábioCidadão
0Fábio em 28/9/2009 às 21:27h

Para fazer uma conexão entre computadores e perifericos, como uma rede de internet, ou uma impressora impremir uma folha, tudo isso sem o fio entre os mesmos, eu tenho um :)

0Jean Pierre de Araujo em 28/9/2009 às 20:21h

Eduardo, Boa tarde,
Um Roteador como ja foi mencionado é um equipamento que distribui uma conexão com a internet ou uma rede entre vários computadores.

Através deste equipamento você pode ter em um link de internet quantos computadores quiser na sua rede conectados ou em lan.

vlew

Fonte: www.hardwareti.wordpress.com

vidaConselheiro
0vida em 28/9/2009 às 18:50h

roteador serve para ter varios computadores ligados a mesma rede
hoje existe vários modelos como sem fio / com fio/ mais frequencia de alcance
normalmente é melhor usar em notebook

-1Gustavo Bittencourt em 28/9/2009 às 20:37h

serve para conectar varios computares em uma so conexão, ou seja uma rede, a sua funcão é dividir a conexão e transmissão de dados igualmente para todos os pcs que estão conectados a ele
existe varios modelos e com varias entradas e ate mesmo sem fio

lobo uivanteCidadão
-1lobo uivante em 28/9/2009 às 19:54h

bom falando em grosso modo, o roteador serve pra ligar varias maquinas geralmente 4 na mesma rede ou seja compartilhando a mesma, tbm pode ser limitar o uso dela e ou programas pela internet em outras maquinas, e como o nome diz tbm serve pra que troque o endereço de ip sem que pra isso precise reiniciar a maquina (rotear o endereço de ip)

-2♪Cicero xp♫ em 28/9/2009 às 20:08h

Roteador é o dispositivo que você usa para conectar uma rede local de computadores a um modem de internet para permitir que vários micros acessem a internet compartilhando a mesma conexão.
O roteador pode ligar o micros através de cabo ou através de uma conexão wireless.

roteador serve pra mandar o sinal da internet para os cantos da casa porém o computador ou laptop tem que ter o dispositivo que é ligado na entrada USB para poder receber esse sinal. o dispositivo é do tamanho de um pen drive...

Fonte: Vlw`

LeoCidadão
-2Leo em 28/9/2009 às 11:02h

num modo simples de explicar roteador serve para dividir sua internet para vários computadores e também transmitir dados entre eles.

UALACEEspecialista
-2UALACE em 28/9/2009 às 11:55h

roteador serve para compartilhar uma conexão com a internet entre varios pc`s de maneira mais segura e inteligente.

Tira-Dúvidas beta