Questão respondida

Pedro Victor Mentor

De quem as emissoras de TV recebem dinheiro?

1 em 6/2/2011 às 19:39h

Vcs devem saber que para passar um comercial de um produto a empresa do produto paga X para que ela passe na emissora Y (varia de acordo com a duração e o horário). Mas por exemplo: as novelas da globo! Oq elas ganham com fazendo e passando novelas? Pq é tão importante akeles pontos de audiência? Quantos maior os pontos + elas recebem? (e de kem?) Outro exemplo: o SBT e a RECORD compram episódios de séries de TV, mas oq elas ganham com isso se nós não pagamos para assistir?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 16 de 16 respostas encontradas (0.045 segundos)

Melhor Resposta

12Vinícius Nogueira em 6/2/2011 às 20:05h

O dinheiro das emissoras de televisão vêm das propagandas e anúncios publicitários que são transmitidos durante os comerciais. Também dos patrocinadores dos seus programas. Teoricamente, você dá dinheiro sim para as emissoras, porque quanto maior é a audiência de um programa de televisão, maior é o preço cobrado por um anúncio. O valor da propaganda é calculado com base na audiência do programa que está passando.

Ao contrário do que muitos pensam, a audiência é medida de uma forma bem limitada: em todo o Brasil, 6 mil televisões são monitoradas nas principais cidades, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Quem mede a audiência é o IBOPE: Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (você deve ter ouvido tanto essa sigla sem nunca saber seu significado). Para isso, conforme dito antes, o IBOPE sorteia alguns domicílios e instala um aparelho (chamado de peoplemeter) nos televisores. Esse aparelho registra tudo: o horário em que a TV é ligada e é desligada, a troca de canais e o tempo em cada emissora. Com os dados, é calculado a audiência em pontos.

Se você não tem o aparelho do IBOPE, então você não estará envolvido no cálculo da audiência.

E COMO AS REDES DE TV SOBREVIVEM?

O que você gasta com a TV é: o preço da TV, manutenção da TV e energia elétrica (além de gastar "as vista"). E o que elas ganham de você? Nada!

O salário da televisão é principalmente a publicidade, que vem principalmente dos comerciais, tanto entre os programas como dentro dos programas. Quanto maior a audiência, ou seja, mais gente olhando um programa, mais caro será cobrado pela publicidade. Para rodar um comercial numa rede de televisão nacional cobra-se muito caro: é questão até de segundos.

Além disso, a TV pode vender horários para outras programações. Quando isso acontece, eles avisam que "a atração a seguir é de responsabilidade de seus idealizadores".

RomáriODescolado
1RomáriO em 6/2/2011 às 20:06h

kkkkkkkkk...eles ganham dinheiro com publicidade. As empresas q patrocinam ficam mais visiveis qto maior a audiencia mais a emissora cobra pela propaganda...abraços

1Cristian Martins em 6/2/2011 às 20:43h

sem conta, que eu acredito tbm qe um exemplo numa novela, vc pode nao reparar, mas cada roupa de um personagem deve ser de algum estilista que deve pagar uma parcela para aparece com a roupa, pq tem gente qe vai atras da roupa que o personagem usou, vc ja reparou que muitas vezes alguns personagem aparece só com uma camisa branca, ou seja é camisa mesmo da produção, essa ai vc nao cobrar nada, mas alguns atores vestem roupa de patrocinio e paga a rede de televisao.

1pipow Desativado em 6/2/2011 às 23:56h

Quanto mais audiência por qualidade da emissora mais as empresas de publicidade quer correr atrás para divulgar, porque claro. E para divulgar pela emissora tem que pagar e aí vem o dinheiro.

TavaresSábio
1 Tavares em 7/2/2011 às 18:16h

A principal fonte de financiamento de um canal de tv ou uma estação de rádio é a publicidade.E a publicidade tem preços diferentes consoante o horário e a programação que está sendo exibida.Os "pontos" de audiência são importantes porque são eles que dizem quais os programas que são mais "vistos"...e claro que uma empresa quando paga um anúncio prefere pagar mais um pouco e ter a certeza que é visto(por exemplo)por 10 Milhões de espectadores.Se um programa só tem 1 Milhão de audiência o valor a pagar pelo mesmo anúncio será(naturalmente!) inferior.Porque é que você pensa que um canal de televisão paga centenas de milhões de Euros para transmitir o Mundial de futebol...???

RenatoMestre
1Renato em 6/2/2011 às 21:39h

Ô LOCO MEU e o tanto de anúncios nos intervalos,saiba que é caríssimo 15,30,45 segundos.
Até tv por assinatura entrou nessa, menos mas já tem. Ex net antes da sessão das 10, fica 30 minutos só anuncio.

Leonardo HenriqueEspecialista
0Leonardo Henrique em 6/2/2011 às 21:48h

Duas coisas


PROPAGANDA

E

AUDIÊNCIA.

0JOSÉ BATISTA em 6/2/2011 às 22:03h

Essa pergunta é séria Pedro?
Uma audiencia de 2 pontos recebe X para passar um comercial de determinado produto. Uma audiencia de 30 pontos recebe Xvezes60 para passar o mesmo comercial.
Para isso que servem as audiencias das TVs

GabyCidadão
0Gaby em 6/2/2011 às 19:53h

é questão de patrocínio.
quando o dono de um produto vê que aquela emissora tem uma boa audiencia, significa que muita gente assiste tal programa. está é a hora para o patrocinador passar suas propagandas... isso é marketing, por isso existem as vinhetas e comerciais.
as emissoras mais assistidas, são as mais ricas por causa disso, principalmente nas suas horas de pico.

vlws =D

0Michel PassosMG em 7/2/2011 às 19:31h

elas vivem de publicidade, assim como radios, sites...

Reboot©Conselheiro
0Reboot© em 8/2/2011 às 15:45h

Esse dinheiro vem todo da publicidade, nos comercias,os valores dependem do horario,do tempo do comercial,tem as propagandas de produtos dentro de programas,que com certeza não são baratos já que são visto por milhões de pessoas.

0Homer Simpson gt;lt; em 9/2/2011 às 16:09h

Merchandising, marcas e modelos dos carros que passam nas novelas, marcas de roupas, grifes, marcas de TUDO que e usado no cenário... Ibope é como a aceita,ão do publico, se ta alto é por que muitas pessoas estão assistindo fazendo com que divulgue os produtos na novela... se cair é por que tem pouca gente vendo então sinal que as pessoas não vão ver aqueles produtos e vai cair o merchandising. ... é como um sim divulgando outros para ter maior acesso! =D

FelipeCidadão
0Felipe em 7/2/2011 às 00:02h

vou ser bem claro, eles ganham dinheiro com PROPAGANDA

ElielANKHMentor
0ElielANKH em 7/2/2011 às 12:19h

O amigo "vinicius" ja explicou de maneira bastante util mais se vc quiser intender mais um pouco veja o video http://www.youtube.com/watch?v=9lXOHCx-vOs ele explica de maneira bastante clara e intuitiva como funciona o ibope televisivo e a maneira de ganho de lucro das emisoras de tv.

0Adilson Silva em 7/2/2011 às 15:12h

Você está correto, mas no caso dos seriados as emissoras ganham audiência e consequentemente as empresas ficam mais visadas, bom para os dois lados, empresa e emissora.

SnakeEspecialista
0Snake em 6/2/2011 às 21:28h

As famosas pausas para o intervalo comercial,é quem garantem tambem o funcionamento de uma emissora.

E depois de um PLIM - PLIM....vem sempre um comercial.

abraço.

Tira-Dúvidas beta