Questão respondida

Weber Galindo Descolado

Como Ligar um Cooler Na Tomada?Ou em USB?

0 em 22/10/2010 às 23:09h

Eu ja Fiz uma burrada em tanto ¬¬`, tinha um cooler velho, descasquei os fios dele, e liguei na tomada, porem nao deu muito certo, kkkkk, ele "explodiu", como faço pra ligar na tomada? ou no USB?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 11 de 11 respostas encontradas (0.156 segundos)
PauloNovato

Melhor Resposta

2Paulo em 1/11/2010 às 04:36h

1º- vc precisa no minimo ter noção de eletronica
2º se tiver, precisará de modulador que resista a uma tomada comum!
3º com o modulador, vc liga os fios do cooler depois pegue + 2 fios de extensão e ligue no modulador e vc terá uma chave de posições ligado e desligado!
4º NUNCA faça isso pois se algo der errado vc poderá ter prejuizos!

KamuryMentor
1Kamury em 22/10/2010 às 23:36h

Não faça aquilo que sabe ou poderá se arrepender depois ocasionando um possível acidente, seu cooler explodiu pelo fato de estar preparado para watts e não volts, para você ligar o cooler na tomada precisa haver uma fonte redutora da potência volts/wats e na entrada usb acredito que não haja jeito já que o mesmo é responsável pelo transporte de dados e não de energia moderada, flw.

Lívia CabralEspecialista
0Lívia Cabral em 22/10/2010 às 23:32h

Na tomada, descascando o fio e colocando em um adaptador de 12 volts. Normalmente, a gambiara se faz assim, descasca o fio do cooler (ventoinha) e do carregador de 12 Volts, e com fita isolante faz a conexão, mas lembresse de colocar o carregador caso tenha seletor em 220v na tomada, ou 110 no estabilizador, e ter muito cuidado para não tomar choque, ou danificar nada. Via USB nunca tentei. Espero ter ajudado.

-1Gabriel Bernardes em 22/10/2010 às 23:27h

Olha, o cooler geramente tem corente para 12v. ou 5v. na tomada é 220v. nunca que se dá para liga um cooler na tomada, enfim, bom, a solução e compra uma fonte que tenha saida de 12v. agora para USB, eu realmente nunca vie um apropriado não visse. mais muito melhor é liga na propria fonte do pc, usando um adaptador.

-1Antonio Pereira em 23/10/2010 às 00:39h

Olá Weber

Um cooler nunca se liga numa tomada de parede porque a voltagem
é de 110/220 v tem que ter um transformador de corrente para 12v
então liga o cooler na saida de 12v do transformador e depois é que
liga o transformador á tomada de parede
PS. faça atenção á polaridade, ou seja ligar + com + e - menos com -!!!

Boa sorte.

odonflybywareEspecialista
-1odonflybyware em 23/10/2010 às 01:25h

É Weber você não é facil,mas não é bom fazer esperimento sem ter base
como você não entende quase nada de eletronica melhor é colocar o fan
no proprio soquete.um abraço amigo.

Luis Gustavo Descolado
-1Luis Gustavo em 23/10/2010 às 02:20h

Weber,

Na tomada da sua casa, você tem Tensão/Corrente Alternada. A grande maioria dos coolers necessitam de Tensão/Corrente Contínua para funcionarem. Vc precisa de algo entre a tomada e o cooler para que ocorra essa transformação.

A fonte do computador, por exemplo, transforma a corrente/Tensão alternada da rede elétrica (geralmente, um micro usa 110VAC) em corrente contínua e disponibiliza algumas tensões nessa padrão. Para ilustrar, os fios vermelhos da fonte têm +5V, os amarelos, +12V e os pretos são o negativo.

Para ligar um cooler, considere a tensão do mesmo, seu consumo de corrente ou a potência que ele necessita.

Uma porta USB tem capacidade de fornecer 5V e 500mA, o que lhe dá uma potência de 2,5W.

Caso o cooler que você deseja acionar precise de valores menores ou iguais aos supracitados, você pode ligá-lo na porta USB. Olhando um conector macho (que entra) de frente, com os pinos voltados para baixo, o primeiro da esquerda para a direita é o +5V e o último é o (-)(os do meio são o - e o + de dados, respectivamente); o conector Fêmea apresenta o inverso.

Caso ele necessite de valores maiores, sugiro que ligue-o na fonte do seu computador (Seguindo cautelosamente o tópico http://www.baixaki.com.br/tira-duvidas/107566 ) ou procure uma outra fonte compatível com o que ele pede.

Abraços!
Esteja em paz!

Zeca®Especialista
-1Zeca® em 23/10/2010 às 02:34h

Weber Galindo a resposta do Luis Gustavo é a mais completa e explicativa,
não vou adicionar nada mais enfatiazar que os cooleres para funcionar tem
que receber corrente continua isto é, retificada por uma ponte de diodos que
no caso a fonte do pcs já faz quando manda nos fios que alimentam o hd,driver de cd/dvd,placa mãe, todos recebem DC(corrente continua). já as tomadas das nosas casas é AC(corrente alternada), só se o motor dele fosse projetado para receber e funcionar com AC. na etiqueta do cooler tem escrito o tipo de corrente que ele funciona ex: DC 12V 0,25A !!!!

Lembrando as siglas:

AC - corrente alternada
DC - corrente contínua

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

-1KID W7 OFF LINE ESTAGIARIO em 23/10/2010 às 17:29h

para vc ligar um cooler na tomada da sua casa vc deve ter um transformador comum de se achar em casas de eletronica e não custão muito caro, porem não aconcelho o uso direto de tal equipamento.

Ric`sConselheiro
-1Ric`s em 23/10/2010 às 18:15h

Os coolers que estão na praça, são todos 12VCC. Se vc vai ligá-lo pra refrigerar algum eletrônico, é ideal que tenha uma fonte com saida 12V CC e respeitar a polaridade do cooler. Agora se vc vai Ligar no PC pra ajudar a refrigeração, a própria fonte do PC já prevê saida de 12VCC pra ligar os HDs (IDE) e Drives de CD e DVD, e que podem ser usadas pra essa finalidade e como sempre sobram uma ou duas tomadas fêmeas, vc pode usar pra funcionar seu cooler, e os fios com essa voltagem são os vermelhos e pretos. Escolha uma, conecte seu cooler e bons ventos.

-1JOSÉ BATISTA em 23/10/2010 às 19:53h

Weber, um cooler nao foi feito para ligar na tomada. Ele precisa de conversores de tensao.

Tira-Dúvidas beta