Questão respondida

mauricio Cidadão

Como testa uma fonte com Multimetro?

0 em 11/10/2010 às 21:00h

Eu sei testar uma fonte com a ligação direta,aquela com os fios verde e preo,mas eu quero sabe se e possivel saber atraves do multimetro se a minha fonte esta boa.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 6 de 6 respostas encontradas (0.063 segundos)
KamuryMentor

Melhor Resposta

2Kamury em 11/10/2010 às 21:15h

Veja se isto lhe ajuda Maurício,

Como usar um multímetro
Usar um multímetro é algo muito importante para quem trabalha em informática ou na área da electrotecnia e electrónica, pois trata-se de um aparelho que nos permite fazer medições de grandezas eléctricas.
Serve de grande ajuda nas mais variadas situações sendo indispensável, e obrigatório.
Vou direccionar este pequeno how to para a informática não havendo grande necessidade de algo muito explicativo e intensivo, a ideia é apenas mostrar os aspectos mais importantes como funciona e como se usa.

O Multímetro: É um aparelho que permite a medição de várias grandezas eléctricas, tais como intensidades de corrente, tensões eléctricas, resistência eléctricas, capacidades, indutâncias, frequências, temperaturas, entre outras…
Existem dois tipos de multímetro, os analógicos e os digitais, vou aqui abordar apenas os digitais pois são mais fáceis de utilizar e a visualização do valor é imediata e são também os mais fáceis de encontrar, até nos chineses, vejam lá!!
Como já deu para reparar este pequeno aparelho permite várias leituras reduzindo assim a necessidade de usar vários para as diferentes grandezas.
Mas antes de avançarmos mais, acho necessário que se tenha umas noções muito básicas sobre electricidade para que se saiba o que se vai medir e porquê.
Corrente Eléctrica:
A electricidade é uma forma de energia, que é comum a toda a matéria.
Os átomos são constituídos basicamente por um núcleo (protões e neutrões) e por electrões que giram em torno desse núcleo.
Quando se diz que um corpo está carregado positivamente, diz-se que tem falta de electrões, e quando está carregado negativamente, tem electrões em excesso.
Ao movimento orientado dos electrões do potencial negativo para o positivo, dá-se o nome de corrente eléctrica, mas este fenómeno só acontece se houver diferença de potencial entre eles e se estiverem interligados por meio de um material condutor.
Existem vários tipos de corrente, mas apenas vou falar na corrente contínua (CC, DC) e na corrente alternada (CA, AC).
A corrente proveniente da nossa rede eléctrica é alternada sinusoidal, tem uma determinada frequência, que no nosso país é de 50Hz, ou seja 50 mudanças de sentido por segundo, onde a tensão e a corrente variam no tempo, e mudam o seu sentido, não sendo unidireccional e representa-se por um gráfico deste género:
A corrente contínua não é proveniente da rede eléctrica, na maioria das vezes resulta da rectificação da corrente alternada, que é o que acontece nas fontes de alimentação dos computadores. A corrente contínua pode ser proveniente de pilhas, baterias, carregadores de telemóveis e não só.
Neste caso não existe mudança de sentido e o gráfico poderá ser deste género, podendo ser completamente contínua ou ter oscilações, mas sempre com uma única direcção.

Zeca®Especialista
1Zeca® em 12/10/2010 às 14:07h

mauricio aconselho a pesquisar como se utiliza um multimetro pois se não
souber usá-lo corretamente poderá ocorrer acidentes tanto com vc. como
o equipamento que vai testar!!!

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

1Antonio Pereira em 14/10/2010 às 21:54h

Olá Mauricio

O Camuri deu ai uma explicação completa!!!

Boa sorte.

guiidasilvaDescolado
1guiidasilva em 19/10/2010 às 22:19h

Waârley Dîaà$ - explicou o pocesso mt bem!

RenatoMestre
1Renato em 11/10/2010 às 21:12h

Siga as dicas desse Draven, que esta bem explicado,http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=22176

PIPOWMentor
0PIPOW em 11/10/2010 às 21:22h

Conecte o cabo preto no conector "com" do multímetro e o vermelho no conector que tiver um "V" (mesmo que esse "V"estiver acompanhado de um ômega e um "mA") Você coloca o seletor do multímetro em 20 na faixa da corrente contínua, DC .

Agora é só ligar a fonte e testar. O o plug preto do multímetro com um fio preto da fonte (não importa qual, todos vão para o mesmo lugar) o plug vermelho nos fios coloridos. Assim você terá uma precisão de 2 dígitos depois da vírgula. aqui vai o esquema de cores pra fonte AT
Vermelho / 5V
Amarelo / 12V
Azul / -12V
Branco /-5V
Laranja / 5V
Preto / terra
A fonte ATX também segue esse padrão exceto pelo laranja, que é 3,3. Tem outras cores na ATX que não entendi muito bem pra que servem, mas para alimentação dos dispositivos as primeiras 4 cores coloquei já servem pra dectar se a fonte tem problemas. Não se esqueça que uma diferença de 5% a mais e a menos nas tensõs é aceitável. Ex.: amarelo pode ir de 11,40 a 12,60 !!

Espero ter ajudado !!

Tira-Dúvidas beta