Questão respondida

Ramon Mariano Aprendiz

Qual a diferença entre wi-fi e wireless?

1 em 16/9/2009 às 19:38h

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 13 de 13 respostas encontradas (0.055 segundos)
Olair CostaConselheiro

Melhor Resposta

3Olair Costa em 17/9/2009 às 01:50h

Que eu saiba eh a mesma coisa.
Wi-fi foi um nome chique que deram para wireless.
Eh por causa da organizacao Wi-fi Alliance que determina os padroes de funcionamento de equipamentos dessa tecnologia em parceria com o IEEE
que sao os pradroes para qualquer tipo de tecnologia sem fio desde controle remotos ate a transmicao de micro ondas ou ondas de radio fraquencia.

Agradecimentos,
Alem

8Patrick Expert em 16/9/2009 às 21:38h

Wi-Fi: foi uma marca licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11. O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a Wi-Fi Alliance não reconhece isso. Comumente o termo Wi-Fi é entendido como uma tecnologia de interconexão entre dispositivos sem fios, usando o protocolo IEEE 802.11.

O padrão Wi-Fi opera em faixas de freqüências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação. Este fato as tornam atrativas. No entanto, para uso comercial no Brasil é necessária licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opere rede sem fios e usar dispositivo móvel, como computador portátil, Tablet PC ou PDA com capacidade de comunicação sem fio, deixando o usuário do Wi-Fi bem à vontade em usá-lo em lugares de "não acesso" à internet, como: Aeroportos.
Adaptador de rede PCI com tecnologia Wi-Fi

Hoje, muitas operadoras de telefonia estão investindo pesado no Wi-Fi, para ganhos empresariais.

Hotspot Wi-Fi existe para estabelecer ponto de acesso para conexão à internet. O ponto de acesso transmite o sinal sem fios numa pequena distância – cerca de 100 metros. Quando um periférico que permite "Wi-Fi", como um Pocket PC, encontra um hotspot, o periférico pode na mesma hora conectar-se à rede sem fio. Muitos hotspots estão localizados em lugares que são acessíveis ao público, como aeroportos, cafés, hotéis e livrarias. Muitas casas e escritórios também têm redes "Wi-Fi". Enquanto alguns hotspots são gratuitos, a maioria das redes públicas é suportada por Provedores de Serviços de Internet (Internet Service Provider - ISPs) que cobram uma taxa dos usuários para se conectarem.

Atualmente praticamente todos os computadores portáteis vêm de fábrica com dispositivos para rede sem fio no padrão Wi-Fi (802.11b, a ou g). O que antes era acessório está se tornando item obrigatório, principalmente devido ao fato da redução do custo de fabricação.

WIRELESS:
Uma rede sem fio se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.

O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wireless

1httpwwwkdsjogosnet em 16/9/2009 às 21:38h

cara modo geral e a mesma coisa wi-fi e wireless tudo e conexao sem fio atraves de sinal digital a diferenca q wi-fi e a marca da impresa q inventou primeiramente ai colocou esse nome

VINIMentor
0VINI em 17/9/2009 às 08:19h

Wi-fi é um padrao de segurança de redes sem fio criado pela WI-fi aliance

wireless significa sem fio, normalemnte usado em redes sem fio chamando-as de rede wireless

só nao se pode chamar qualquer rede wireless de rede wi-fi porque antes tem que se saber se esta rede esta nos padroes de segurança da wi-fi aliance.

;D

Ber GomelCidadão
0Ber Gomel em 16/9/2009 às 20:05h

O nome ;) as duas sao internet sem fio

0Oicároh Rag™ em 16/9/2009 às 20:32h

bom, vamos lá novamente.

A internet wireless, é o tipo da tecnologia que transfere dados sem a nescessidade de cabo. Todo o pc que recebe dados da internet ou de uma rede domestidca ou empresarial, é uma rede wireless.

Wi-fe como ja foi dito, é o tipo de tecnologia, mas digamos que melhorada da wireless, que foi criado por uma empresa e batizada com este nome. Se algum lugar como um shopping possui internet Wi-fi, é porque ele uza internet wireless com tecnologia Wi-fi.

TecnólogoAprendiz
0Tecnólogo em 16/9/2009 às 20:40h

Caro amigo Ramon;

Wi-fi é a sigla de Wireless fidelity, do antigo grupo que agora me foge a memória, mas é como se fosse uma "associação" que usa como base a tecnologia Wireless (sem fio).

Espero ter dado uma esclarecida.

AndrewDescolado
0Andrew em 19/9/2009 às 00:10h

seria o modo geral de se dizer wireless claro que esse nome vem de uma empresa WIFI Alliance que monto os padroes do wireless mas tanto faz voce falar wifi ou wireless

0Desativado desde 2009 em 19/9/2009 às 13:25h

Wi-Fi foi uma marca licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11. O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a Wi-Fi Alliance não reconhece isso. Comumente o termo Wi-Fi é entendido como uma tecnologia de interconexão entre dispositivos sem fios, usando o protocolo IEEE 802.11.

Wirelles é uma rede sem fio que se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wi-Fi e http://pt.wikipedia.org/wiki/Wireless

LucasAprendiz
-1Lucas em 16/9/2009 às 20:02h

Bom até onde eu sei wi-fi é o dispositivo (Hardware) e wireless é o ambiente (estilo da rede)

sete7™Mentor
-1sete7™ em 17/9/2009 às 20:34h

wi-fi e wireless é amesma coisa..

MatheusConselheiro
-7Matheus em 16/9/2009 às 20:03h

Wi-fi é rede para locais fechados, é tipo para empresas vc compra uma antena wi-fi e todos os computadores tem essa tecnologia no predio podem usar a internet de graça ela é para curtas distancias, ja a wireless é para provedores, vc precisa da placa e da antena com o cabo conectado, é rede sem fio a longa distancia.

fernyAprendiz
-16ferny em 16/9/2009 às 19:56h

Cara se o computador é bem cuidado dura MUITO, se você for daqueles que é nem ai pro PC, ele vai dutar de acordo com o nível de destruição que vc irá causar a ele

Tira-Dúvidas beta