Questão respondida

Felipe Nunes Aprendiz

Para que serve a memória RAM??

2 em 16/9/2009 às 18:20h

Detalhes da pergunta

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 14 de 14 respostas encontradas (0.078 segundos)
AlineMentor

Melhor Resposta

6Aline em 16/9/2009 às 18:30h

Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, em inglês, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.
O sistema é bastante útil para o processamento de dados, pois disponibiliza espaço para informações cruciais, que podem ser acessadas de maneira quase imediata, ao contrário de outras formas de armazenamento, como discos rígidos, CDs ou DVDs. O sistema operacional, assim como aplicativos e dados em uso são armazenados na memória RAM, permitindo que o processador trabalhe estas informações rapidamente.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/918-o-que-e-memoria-ram-.htm

G.F.Conselheiro
6G.F. em 16/9/2009 às 20:36h

Complementando o que a Aline falou: por ser de acesso aleatório e trabalhar diretamente com o processador fornece muito rapidamente as informações que o PC precisa.

De forma muito lúdica, podemos dizer que o processador é um executivo, onde a memória RAM seria a sua mesa de trabalho, onde os arquivos mais usados no momento estão, quanto maior esta mesa, mais espaço ele tem para mexer nestes arquivos e mais rápido o trabalho fica. Já o HD seria o armário desse executivo, onde as informações que ele já trabalhou algum dia ficam guardadas, ou seja quanto maior este armário, mais informações ele pode guardar.

1Murilo Benedito em 16/9/2009 às 19:27h

Memoria RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Randômico, é uma memoria com uma taixa de velocidade muito alta, os processos abertos no seu Computador são abertos na Memoria RAM, o processador trabalha nela.
Quanto mais memoria RAM, mais informações o seu processador conseguirá trabalhar ao mesmo tempo, vale lembrar que Sistemas Operacionais de 32 Bits trabalham até com 3.12Mb de memoria, ja em S.O.s de 64 trabalham com até 128Gb

chucky515Novato
0chucky515 em 17/9/2009 às 16:06h

Se o processador é o celebro do pc podemos considerar o memória ram o seu coração, ele armazena informações para que o processador não precise acessar o tempo todo o hd e assim tornando lento o desempenho do computador, isso é notavelmente vissivel quando vc está executando um programa muito grande ou um jogo e ele trava (dá aquela parada inesperada) isso é falta de memória o processador teve que ir lá no hd buscar as informações

Fonte: andre23

-1Desativado desde 2009 em 19/9/2009 às 12:28h

A memória RAM é o local onde o processador busca instruções para serem processadas e onde ele armazena dados. Quando você executa um programa, este é carregado do disco rígido para a memória RAM e então o processador busca na memória RAM as instruções a serem processadas.
É por isso que sem memória o computador não funciona e quanto mais memória você tiver, mais rápido ele ficará.

-1Patrick Expert em 16/9/2009 às 21:46h

Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.

O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita.

Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada.

Algumas memórias RAM necessitam que os seus dados sejam frequentemente refrescados (atualizados), podendo então ser designadas por DRAM (Dynamic RAM) ou RAM Dinâmica. Por oposição, aquelas que não necessitam de refrescamento são normalmente designadas por SRAM (Static RAM) ou RAM Estática.

Do ponto de vista da sua forma física, uma RAM pode ser constituída por um circuito integrado DIP ou por um módulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas são normalmente adquiridas em módulos de memória (popularmente conhecido como pente, pelo fato de que seus contatos se parecem com os dentes de um pente de cabelo), que são placas de circuito impresso que já contém várias memórias já montadas e configuradas de acordo com a arquitetura usada na máquina.

A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes).

A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efetuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação para a mesma frequência de trabalho. Além disso, a colocação das memórias em paralelo (propriedade da arquitetura de certos sistemas) permite multiplicar a velocidade aparente da memória.

A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil (por ex. disco rígido), ou memória secundária.

Há também quem diga que uma memória volátil pode ser "burlada" ou "congelada" com hidrogênio liquido, ou seja, mesmo a memória sendo desligada, ela não perderia seus dados.

Fonte: wiki

-2றαтђєυs Æ ± « em 16/9/2009 às 18:31h

a momoria ram aucilia o processador no processamento de dados quanto maior a memoria ram mais espaço o processador vai ter para trabalhar e mas rapido o computador sera
quando vc desliga o computador a memoria ram simplismente apaga
quando liga o computador ela começa tudo do zero

VINIMentor
-2VINI em 17/9/2009 às 08:31h

para o processador ter um espaço pra alocar com seus processos e sua funçoes

;D

RafaelDescolado
-3Rafael em 16/9/2009 às 22:04h

na minha opinião serve para acelerar o pc

BillConselheiro
-4Bill em 16/9/2009 às 18:46h

A memória RAM é um componente essencial não apenas nos PCs, mas em qualquer tipo de computador. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais melhor.

Visite o link para ver o artigo completo:

johnCidadão
-4john em 16/9/2009 às 18:47h

Memoria Ram Vou dar uma resposta simples ....
Serve para aumentar velocidade de seu computador quanto mas memoria ram seu pc estiver mas rapido ele ficara..vlws

Fonte: JOHN®

VarrackDescolado
-4Varrack em 16/9/2009 às 18:31h

O que é memória RAM? entra nesta página do Baixaki e vc vai saber tudo sobre memória RAM http://www.baixaki.com.br/info/918-O-que-e-memoria-RAM-.htm

-6Renan Mattos em 16/9/2009 às 18:26h

contém a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução

NicolasDescolado
-6Nicolas em 16/9/2009 às 18:30h

Serve para intermediar entre o processador e a placa mãe

Tira-Dúvidas beta