Questão respondida

Hulk Novato

Qual a diferença entre sinal analogico e digital?

2 em 13/9/2010 às 14:26h

Ja que muito se fala em sinal digital?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 12 de 12 respostas encontradas (0.047 segundos)
SHUN HADESConselheiro

Melhor Resposta

1SHUN HADES em 14/9/2010 às 16:14h

O sinal analógico vem das antenas normais aquelas de escama de peixe, ja o sinal digital é das antenas mais modernas que existe no mercado, alguns televisores ja vem com conversor digital embutido nelas, no entanto nem todo mundo tem condições financeiras para comprar uma TV com conversor embutido, ai tem que ter mesmo comprar um aparelho de conversor, que você pode instalar um cabo UHF no conversor digital que dai você logo vai percerbe a mudança de sinal analógico e sinal digital.

1Marcelo Correa "Internauta de plantão" em 14/9/2010 às 19:15h

Analógico vem de “análogo”: é a representação de alguma coisa, continuamente, através de algum meio. Um termômetro de mercúrio é um exemplo de instrumento analógico: o medidor varia de 32ºC a 50ºC, passando por todos os valores entre eles. Se houvessem graduações suficientes marcadas em um termômetro e tivéssemos os olhos do super-homem, poderíamos dizer que a temperatura passou de 36,736432 para 36,726433, por exemplo.

O digital é a representação de alguma coisa, de tempos em tempos, através de uma escala (dígitos). Um termômetro digital também varia de 32ºC a 50ºC, mas exibindo apenas os valores da graduação pré-definida. Se a graduação for de 1ºC, por exemplo, o termômetro mostraria que a temperatura subiu de 36ºC para 37ºC.

No termômetro digital vemos a temperatura saltar de um grau para outro, no termômetro analógico vemos a temperatura ir subindo de um grau para outro. Essa é primeira diferença entre analógico e digital.

A segunda diferença é que o sinal analógico é passível de interferência (ruído aleatório). Quanto mais o sinal for copiado, transmitido, retransmitido e quanto maior for a distância da transmissão, mais ruído terá sobre o sinal original, resultando em distorção, interferência e até a total perda do sinal.

O sinal digital não tem perda: ele pode ser copiado, armazenado, reproduzido e retransmitido sem perder informação. Em um CD a música é gravada digitalmente: você pode gravar as músias do CD em um computador, jogar em um pendrive, mandar ao outro lado do mundo pela internet e gravar novamente no CD que a música será exatamente a mesma, sem perda alguma de detalhe algum da música gravada no CD original (considerando que você utiliziou o formato WAVE e não o MP3, que tem compressão).

Agora a parte mais importante, que gera mais dúvidas e interpretações erradas:

* O sinal analógico é a representação exata de algo, mas sofre perdas com o tempo
* O sinal digital é a representação aproximada de algo, mas não se modifica com o tempo

Resumindo as duas linhas acima: não é possível afirmar que o sinal digital tem mais qualidade ou definição que o sinal analógico.

Vou exemplificar com um filme que foi filmado com uma câmera de cinema (filme analógico/altíssima qualidade – 1080p) e gravado em DVD (mídia digital/qualidade padrão – 480p) e em BluRay (mídia digital/alta qualidade – 720p).

Independentemente do DVD Player estar ligado à TV por um cabo vídeo componente (analógico) ou HDMI (digital), a TV, mesmo que seja Full HD, vai exibir o filme em qualidade padrão (SD). Tanto o vídeo componente (analógico) quanto o HDMI (digital) proporcionarão a mesma qualidade.

Já no caso do tocador de BluRay, que estará ligado à TV por um cabo HDMI (digital), passará um filme em alta qualidade (HD).


OBS:O sinal analógico é um sinal que varia no tempo, o digital não. O analógico pode assumir qualquer valor entre dois limites, o digital apenas dois, O ou 1 (zero ou um), é a linguagem dos computadores.

LuanCidadão
1Luan em 14/9/2010 às 23:27h

O sinal analógico é aquele antigo com menos linhas já o digital vem do sinal UHF que antigamente não era necessário, mas hoje em dia já é para quem quer ter uma imagem com 1080p que é melhor até do que a imagem de DVD.
Se você mora em uma cidade com cobertura digital (fornecido pelas respectivas emissoras), tem uma TV com conversor embutido (você também pode comprar um conversor digital e conectar no televisor), tem uma antena UHF já pode ter um sinal de alta resolução em sua TV.

PS. A diferença entre eles é que a imagem analógica tem fantasmas e aqueles erros que todos convivem, já a imagem HDTV ou Full HD (ambas digitais) é melhor até do que a de DVD sem fantasmas ou outra distorção.

Espero ter ajudado.

1nenen de Assu em 15/9/2010 às 11:59h

O sinal analógico é um sinal que varia no tempo, o digital não. O analógico pode assumir qualquer valor entre dois limites, o digital apenas dois, O ou 1 (zero ou um), é a linguagem dos computadores.

eduardoCidadão
0eduardo em 15/9/2010 às 18:18h

A freqüência e a rapidez do sinal digital são melhores pois não há distorção da imagem o que hoje tem nas televisões convencionais este é o caso do sistema analógico que usa freqüências menores do que a digital

LeonardoConselheiro
0Leonardo em 14/9/2010 às 17:18h

analogico é transmitido em ondas e digital é reto sem defeitos

pabloAprendiz
0pablo em 14/9/2010 às 18:27h

o analogico nao seque um padrao
ja u digital seque um padrao

0JOSÉ BATISTA em 14/9/2010 às 19:07h

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_digital
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_anal%C3%B3gico
Aqui tem excelentes materias sobre o assunto

0JOSÉ BATISTA em 14/9/2010 às 19:07h

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_digital
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_anal%C3%B3gico
Aqui tem excelentes materias sobre o assunto

0pipow Desativado em 14/9/2010 às 14:37h

Uma boa explicação aqui, Hulk:



[ http://goo.gl/Ir3V ]

marcosvinhasConselheiro
0marcosvinhas em 14/9/2010 às 14:37h

bom basicamente é a modulaçao do sinal envolvida
emquanto os sinais analógicos usam as famosas AM/FM (amplitude modulada/frequencia modulada)

os sinais digitais transferem em modulaçoes mais rapidas e eficientes todsa baseadas em bandas de frequencia usada
Ex: o seu celular é gsm no minimo portanto é digital jah que o gsm usa modulaçao até gprs (com banda de até 20MHz onde ele oscila a frequencia e a amplitude dos picos, sinais ou bits, que ele transfere
a maior hoje conhecida é o WCDMA que tem banda de 500MHz até 3GHz
com um espectro de 128 pontos conhecidos ( são eles os pontos da onda onde se recebe um pico de potencia representa uma sequncia binaria ex: 0010= 2 no conjunto decimal).

espero ter ajudado
aconselho a vc para se aprofundar no assunto o forum eletronica.com

Jack533Cidadão
0Jack533 em 14/9/2010 às 14:38h

o sinal analógico é passível de interferência (ruído aleatório). Quanto mais o sinal for copiado, transmitido, retransmitido e quanto maior for a distância da transmissão, mais ruído terá sobre o sinal original, resultando em distorção, interferência e até a total perda do sinal.

O sinal digital não tem perda: ele pode ser copiado, armazenado, reproduzido e retransmitido sem perder informação. Em um CD a música é gravada digitalmente: você pode gravar as músias do CD em um computador, jogar em um pendrive, mandar ao outro lado do mundo pela internet e gravar novamente no CD que a música será exatamente a mesma, sem perda alguma de detalhe algum da música gravada no CD original (considerando que você utiliziou o formato WAVE e não o MP3, que tem compressão).

Tira-Dúvidas beta