Apple é a nova Microsoft? Nem de longe, segundo Tim Cook

2 min de leitura
Imagem de: Apple é a nova Microsoft? Nem de longe, segundo Tim Cook
Imagem: Fast Company

Apesar de lançar novos aparelhos com frequência, não são poucos aqueles a pensarem que a Apple tem jogado seguro demais, sem apresentar grandes inovações em software ou hardware. Muitos, de fato, chegam a compará-la à Microsoft, que, apesar de trazer diversas novidades para o mercado, se arrisca muito pouco com propostas completamente diferentes do que ela está acostumada.

O CEO da Apple, no entanto, não pensa assim. De fato, quando questionado sobre isso, Tim Cook deixou bem claro, em uma entrevista recente com a Fast Company, que a Apple está a correr riscos; enquanto a Microsoft, por sua vez, era incapaz de se afastar de seu legado.

“A Apple sempre teve a disciplina de tomar a decisão corajosa de se afastar. Nós nos afastamos do disquete quando ele era popular para muitos usuários”, contou. “No lugar de fazer as coisas da maneira mais tradicional de diversificar e minimizar o risco, nós tiramos o drive óptico, o qual algumas pessoas amavam”, continuou o presidente.

E quanto a exemplos mais atuais? “Nós mudamos nosso conector, mesmo que muitas pessoas amassem o conector de 30 pinos. Algumas dessas coisas não eram populares por um tempo considerável. Mas você tem que estar disposto a perder a vista da praia e ir. Nós ainda fazemos isso”.

Será mesmo?

Não há como negar que, ao menos parcialmente, Cook tem um bom ponto. Atualmente, o mercado de PCs sofre porque companhias e empresas não quiseram investir nas melhorias pequenas. Mas mesmo a companhia de Bill Gates trouxe um bom número de propostas arriscadas, como foi o caso da interface Metro do Windows 8 ou as HoloLens.

Enquanto isso, A Apple permanece em uma situação bastante estática – afinal, como o próprio Tim Cook falou, uma de suas maiores novidades foi a mudança no conector de seus smartphones, e não um grande novo aparelho. E mesmo o Apple Watch, que é uma das promessas da Maçã para este ano, não é exatamente novidade frente outros smartwatches.

Novamente, para Cook, a aposta da empresa é outra. “O que nós fazemos é tentar esconder toda a complexidade do usuário. Nós escondemos o fato de que fazer isso pede uma engenharia bastante difícil para que o usuário possa seguir seus dias e usar nossas ferramentas da maneira que eles iriam querer e não ter que se preocupar com isso.

Seja como for, o fato é que os planos da empresa funcionam, e muito bem, gerando enormes lucros. Mas o CEO também admite que existem falhas na companhia. “Algumas vezes nós não somos perfeitos com isso. Algumas vezes nós não somos. Mas mesmo isso, nós vamos consertar”, falou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.