Hoje é aniversário de Nikola Tesla o "pai" da eletricidade e do futurismo

1 min de leitura
Imagem de: Hoje é aniversário de Nikola Tesla o "pai" da eletricidade e do futurismo

Nikola Tesla nasceu exatamente na meia noite do dia 10 de julho, há 158 anos. Em vida, ele veio a se tornar um dos maiores gênios e inventores da história da humanidade, apesar de muitas das suas criações terem sido creditadas às outras pessoas. Praticamente toda nossa sociedade contemporânea depende de invenções deste sérvio-americano que estava muito mais preocupado em aprender sobre o mundo do que efetivamente em patentear os seus inventos e ganhar dinheiro.

Hoje em dia, sabemos que Tesla é o pai da modernidade por ter sido o responsável por descobrir a eletricidade, o rádio, o radar, o raio-x, a hidroelétrica, os sinais sem fio, o transistor, o motor elétrico e tantas outras coisas que vieram se tornar cotidianas para nós. Tesla era um futurista muito antes da palavra ser inventada, infelizmente seus planos normalmente frustravam aqueles que desejavam ganhar dinheiro em cima da ciência. Ele estava sempre bolando maneiras de distribuir energia de forma gratuita para toda população, além de produzir pesquisas com objetivos mais teóricos do que práticos, mantendo os investidores à distância.

Um presente de aniversário para Tesla

Para comemorar o aniversário de Nikola Tesla, Elon Musk, CEO da Tesla Motors decidiu doar um milhão de dólares para construir um supercondutor gigante no terreno de Nova York onde era localizado o último laboratório que Tesla trabalhou. Sua empresa não só utiliza o nome do grande gênio do século XIX, como compartilha dos mesmos ideais: energia limpa e gratuita para todos. Em 2012, o terreno foi comprado a partir de um fundo de campanha colaborativa, o Indiegogo, protagonizado por um quadrinho do site Oatmeal.

Apesar da ajuda de um milhão de dólares de Elon Musk, ainda faltam mais sete para que o museu em nome do inventor seja finalmente finalizado. Você pode dar a sua contribuição à história da ciência por meio deste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.