No YouTube: 5 matérias de TV jurássicas sobre tecnologia no Brasil [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: No YouTube: 5 matérias de TV jurássicas sobre tecnologia no Brasil [vídeo]

Se hoje você já acha engraçado quando a TV aberta resolve falar de tecnologia, acredite: já foi muito pior. Quando várias novidades chegaram ao Brasil há algumas décadas (sim, faz tanto tempo assim!), foram feitas matérias jornalísticas que hoje são bons materiais para risadas. Felizmente, o YouTube tem em seu acervo algumas delas.

Nos vídeos que estão acima e a seguir, você confere cinco desses exemplos mostrando o nascimento e o uso de produtos e serviços que hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Não pense que as reportagens são necessariamente ruins: a tecnologia era nova, e os termos utilizados, vários deles hoje em desuso ou considerados clichês, eram realmente moda na época. Na verdade, elas são nostálgicas e históricas, deixando saudades em muita gente e despertando a curiosidade de quem não viveu em uma época sem internet ou celular.

Email

Em 1990, a Record fez uma matéria sobre o correio eletrônico, que estava apenas começando a chegar ao país. Era importante dizer que ele era gratuito (!) e funcionava 24 horas por dia (!!). O email é descrito como revolucionário por permitir conversar com amigos ou desconhecidos, acessar classificados, trocar softwares e até "ter um bom caso de amor".

Celular

O Jornal Nacional cobriu a primeira ligação feita por telefone celular no Brasil em novembro de 1990. A novidade permitia fazer ligações para qualquer lugar a partir do carro, tinha um maravilhoso botão de "Não perturbe" e um sinal sonoro de que havia outra chamada na linha. O ministro da Infraestrutura recebeu a ligação histórica e previu que, a partir daquele momento, o sossego das pessoas acabaria.

Vírus

Essa é da TV Cultura do começo da década de 90. O destaque da matéria é a infecção Michelangelo, que atacava uma vez por ano e tinha o objetivo de apagar dados dos saudosos disquetes. A segurança também é mencionada, com um especialista falando sobre os "imunizadores" e as "vacinas" para computador. Ah, e a solução para não ser alvo do Michelangelo? Simplesmente não ligar o PC no dia.

Computador pessoal

Em 1981, o Jornal Hoje fez uma matéria mostrando a invasão dos computadores na sociedade. A maravilha descrita na época é que as contas pagas ou passagens compradas eram todas processadas em um computador. Quem tinha uma máquina em casa podia usar o microcomputador para controlar o orçamento, estudar, criar jogos e "até arquivar receitas de bolo".

Novidades da internet

Em 1996, o jornal da saudosa Rede Manchete cobriu um evento chamado Internet World. As novidades de 20 anos atrás (sim, tudo isso!) eram a internet via cabo, as lojas virtuais e um aparelho chamado chave de acesso, que encostava na tela e confirmava seus dados na hora da compra. A matéria também fala sobre um incrível sistema de busca de palavras-chave de qualquer assunto, muito provavelmente um irmão mais velho do Google.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.