Consumo de TV em dispositivos móveis é medido pela primeira vez no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Consumo de TV em dispositivos móveis é medido pela primeira vez no Brasil
Imagem: Telegraph & Argus

Através de uma tecnologia chamada TDT Mobile, existente anteriormente apenas no Japão, o Ibope Media está pela primeira vez realizando a medição de audiência da TV que é consumida no Brasil por meio de smartphones e tablets. Esse consumo portátil da programação televisiva é relativamente recente e é proporcionado pela popularização dos dispositivos móveis e principalmente pela maior abrangência e melhoria dos serviços de internet móvel no país.

Segundo o Ibope, as classes A e B foram as que mais usaram esse meio para consumir programas de televisão, somando 58% do total. As mesmas duas classes representaram 46% do total da audiência pelo método convencional de ver TV. Da soma completa das pessoas que assistem à televisão no celular ou no tablet, 70% possuem de 35 a 49 anos de idade. Os picos de audiência aconteceram entre o meio-dia e 14 horas e entre 17 e 21 horas. O dia mais popular para se ver TV no celular é a quinta-feira.

As classes A e B foram as que mais usaram esse meio para consumir programas de televisão, somando 58% do total.

O instituto afirmou oficialmente também que a pesquisa realizada através do TDT Mobile, disponível apenas na Grande São Paulo, será levada em breve para a região metropolitana do Rio de Janeiro. Até o final de 2015, o Ibope deve acrescentar aos seus números a audiência de TV via streaming, feita em computadores ligados à internet.

Você assiste à televisão através de algum dispositivo móvel como celular ou tablet? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.