Conheça a Big Hoss, a maior TV de alta definição do mundo

2 min de leitura
Imagem de: Conheça a Big Hoss, a maior TV de alta definição do mundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Para os aficionados em tecnologia audiovisual, o Tecmundo tem duas notícias, uma boa e uma ruim. A boa é que a Panasonic acaba de bater um recorde ao fabricar a maior televisão de alta definição do mundo. A ruim é que ela infelizmente não vai caber na sua sala.

Construído no autódromo Texas Motor Speedway, o aparelho, que está para ganhar o título supremo de maior TV HD já feita na História pelo livro Guinness World Records, foi chamado de “Big Hoss” e possui 66 metros de comprimento por 28 metros de altura — o que o torna mais extenso que alguns aviões da Boeing, como o 767-400ER, por exemplo.

Utilizando a unidade de medida própria para telas, estamos falando de um display de 2.852 polegadas que tem capacidade de transmitir 4,8 milhões de pixels e 281 trilhões de cores em resolução de 1080p.

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Estrutura gigantesca

A TV foi montada de forma que ficasse inclinada em um ângulo de visão de 140 graus para permitir assim que as pessoas na plateia do circuito pudessem vê-la adequadamente. Para operar o equipamento, é preciso de uma equipe de no mínimo cinco pessoas no centro de controle, dirigindo e conduzindo a exibição da corrida a partir de 19 câmeras diferentes.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que a Big Hoss aguenta ventos de quase 200 quilômetros por hora, além impactos como o da chuva de granizo. Alguns dos montadores até bateram em bolas de golf com tacos contra a tela, tirando uma prova real — de forma meio extrema — de que sua superfície é, de fato, muito resistente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Anúncio e inauguração

Curiosamente, a primeira transmissão na TV de proporções megalomaníacas foi a de um episódio da série Duck Dinasty, reality show do canal pago A&E que tem feito estrondoso sucesso nos Estados Unidos.

“Vocês vão ver os replays. Vocês vão ver os closes e todos os enquadramentos. Os fãs não vão perder nada. Este é o tributo definitivo aos fãs”, disse o presidente da Texas Motor Speedway, Eddie Gossage, segurando um controle remoto gigante para ligar o aparelho em seu anúncio. “Ter a maior [TV] do mundo é apenas mais uma daquelas histórias de que ‘tudo é maior no Texas’ das quais nós ficamos muitíssimo orgulhosos de fazer parte.”

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

A Big Hoss foi mostrada pela primeira vez na última quarta-feira, 19 de março, mas só será inaugurada no dia 6 de abril, durante a Duck Commander 500, copa de stock car da NASCAR. Segundo o site Star-Telegram, o custo para a fabricação do televisor foi tão exagerado quanto suas competências: nada menos que 10 milhões de dólares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.