5 dicas para consertar o controle remoto da sua TV [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: 5 dicas para consertar o controle remoto da sua TV [vídeo]

Não é comum ver que o controle remoto da televisão está apresentando problemas. Isso pode acontecer por diversos motivos. Entre eles, há o fato de que passamos um bom tempo com ele nas mãos enquanto zapeamos pelos canais. Com isso, muita sujeira, suor e até restos de comida acabam se acumulando no interior do componente.

Com o tempo, os botões começam a falhar, principalmente os mais utilizados, que geralmente são os de canais e de volume.

Nós elaboramos esse guia com o objetivo de ajudar você a não passar mais raiva enquanto deveria estar curtindo um momento de lazer. São cinco dicas simples que qualquer um pode tentar em casa sem gastar nada.

1. Limpe os conectores das pilhas

Um controle que parou de funcionar completamente pode ser mais fácil de consertar que aquele que possui apenas alguns botões falhando. Na maioria das vezes o problema é com as pilhas. Se você já tentou trocá-las e, mesmo assim, o controle continua não funcionando, faça o seguinte:

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Abra o compartimento das pilhas e veja os contatos. É possível que eles estejam enferrujados ou até mesmo oxidados, algo que não é incomum acontecer, principalmente se alguma pilha “vazou” ali dentro.

Para resolver esse problema, pegue uma lixa bem fina e limpe os contatos. Desse modo, a conexão com os polos das baterias será reestabelecido e o controle remoto voltará a funcionar.

2. Limpe a placa de circuitos

Como citado anteriormente, o controle remoto fica muito tempo nas mãos, fazendo com que muita sujeira acabe se acumulando entre o teclado e a placa de circuitos, impedindo o funcionamento correto dos botões.

Para resolver isso, basta limpar o interior do controle com uma toalha de papel ou cotonetes.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mas atenção: todos os contatos da placa de circuitos são cobertos por uma tinta condutora. Deste modo, seja cuidadoso ao limpar a placa para não remover essa tinta e não causar danos permanentes ao controle remoto. Evite produtos de limpeza mais abrasivos, como álcool e acetona.

3. Lavando a placa de circuitos

Caso a sujeira esteja acumulada na placa há muito tempo, talvez uma toalha de papel não resolva o problema. Nesse caso, é possível lavar o controle inteiro com água e sabão. Lembra quando fizemos isso no Área 42? O procedimento é o mesmo.

Desmonte o controle e leve as peças até a torneira. Com água corrente e um pouco de detergente neutro é possível deixar os contatos limpos como novos. Mas atenção: utilize apenas os dedos para “esfregar” a placa na hora de remover a sujeira, pois uma escova ou esponja poderá remover a tinta condutora.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Depois de lavar tudo, é só remover o excesso de água com uma toalha de papel e deixar tudo secando por um bom tempo. Dependendo da complexidade dos circuitos, esse tempo pode variar de algumas horas até alguns dias. Evite deixar os componentes secando ao sol e não utilize ar quente para secar a placa, pois isso pode danificar o conjunto.

Quando tudo estiver completamente seco, é só remontar o controle e pronto.

4. Substituir os contatos por papel-alumínio

A maioria dos controles de TV funciona da mesma maneira: um teclado de borracha é posicionado sobre uma placa de circuitos. Cada um dos botões possui uma pequena superfície condutora embaixo, geralmente de borracha. Quando você pressiona o botão, essa borracha entra em contato com a placa de circuitos e aciona o comando.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com o tempo, essa borracha pode perder a condutividade, fazendo com que o botão pare de funcionar. Para resolver isso, existe um truque simples: cole um pedaço de papel alumínio sobre a parte inferior do botão. É possível utilizar fita dupla-face ou supercola. Lembre-se de deixar a parte mais fosca do papel para o lado da placa de circuitos.

5. Trocando contatos defeituosos

Caso a técnica do papel alumínio não tenha resolvido os problemas ou você deseje ter uma solução um pouco mais eficaz, é possível substituir os contatos defeituosos dos botões.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Encontrar novos contatos não é tão difícil: basta pegar outro controle remoto ou até mesmo um joystick de video game que não é mais utilizado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você pode substituir fisicamente os contatos defeituosos dos botões. Corte o contato ruim com um estilete e substitua-o pelo novo. Para fixar a peça no lugar, basta pingar uma gota de supercola. Apenas tenha cuidado para não se machucar na hora de cortar a borracha.

.....

Pronto! Agora você pode assistir à TV novamente sem passar raiva com um controle que não funciona direito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.