O que são as diferentes medições de contraste de um televisor?

Não tenha mais dúvidas sobre os diversos números encontrados nos manuais de instruções das HDTVs.
  • Visualizações13.911 visualizações
Por Renan Hamann em 18 de Fevereiro de 2010

Quando criança, você aprendeu nas aulas de educação artística que contraste é basicamente a diferença visível entre luminosidade refletida por cores distintas. Por exemplo, o contraste entre preto e branco é muito maior do que o aquele entre as cores vermelho e roxo. Logicamente essa relação é apenas um exemplo básico.

Essas relações de cores e luminosidade também estão presentes nos diversos aparelhos eletrônicos que utilizam imagens, como televisores, monitores, reprodutores de mídia portátil e tantos outros. Apesar de pouca gente saber, o contraste é um dos pontos principais que devem ser analisados na hora de comprar um aparelho.

Quando o assunto é televisão, a palavra “contraste” está intrinsecamente ligada a “qualidade”. Mas isso vai além, os números que indicam as taxas de contraste exibem não só a qualidade da imagem obtida no aparelho, mas também o grau de fidelidade na reprodução das cenas mais escuras.

Existem duas medições distintas de contraste nos aparelhos televisores: contraste dinâmico e contraste estático. Possuem números diferentes e são utilizados para representar coisas diferentes, conforme indicado abaixo:

HDTVs

Contraste dinâmico

A definição de contraste dinâmico diz respeito à relação entre as diferenças de luminosidades emitidas entre as cores preto e branco (assim como todos os tons de cinza que existem entre os dois extremos cromáticos), quando as imagens passadas pelo televisor estão em movimento, mas em um determinado instante.

Nos televisores CRT (aqueles que usam tubo de imagem), as imagens com diferentes cores sobrepostas não ficavam bem definidas, pois as cores predominantes iluminavam todo o resto da tela, ofuscando os pontos de escuridão. Já nos modelos modernos, os pontos de menor luminosidade são independentes dos mais iluminados, assim eles podem ser apagados, não comprometendo a qualidade da imagem.

Contraste dinâmico

Por isso televisores com altas taxas de contraste dinâmico reproduzem imagens com mais fidelidade de movimento e coloração, pois ao mesmo tempo em que emitem as luzes coloridas dos elementos dinâmicos, também são apagados os pontos de menor luminosidade.

Contraste estático

Enquanto o contraste dinâmico define as relações de contraste nas imagens em um determinado instante de movimentação das imagens, o estático revela características das imagens paradas. Em outras palavras, o contraste estático é a relação mais real entre luminosidades clara e escura.

Contraste estático

Os valores obtidos nas taxas deste contraste são mais próximos da realidade do que os conseguidos com o contraste dinâmico. Por utilizar imagens paradas, as análises podem ser feitas mais profundamente, além disso, não são utilizados pontos simulados de luz, como ocorre com as dinâmicas.

E por que isso é importante para mim?

Se você está pensando em trocar de televisor, deve saber que há uma série de elementos a serem analisados nos aparelhos, não apenas preço e design. É na análise das taxas de contraste que os usuários saberão qual aparelho televisor conseguirá emitir imagens mais definidas cromaticamente.

Por que devo saber  isso?Nem todas as empresas desenvolvedoras anunciam ambas as medições, isso se deve a algumas questões de marketing das fabricantes, pois a atratividade de números exorbitantes como 1 para 5 milhões (assimiladas às taxas de contraste dinâmico) é muito maior do que a obtida com os números como 1 para 60 mil (taxas de contraste estático).

Na hora da compra, se os números forem muito elevados é bastante provável que sejam referentes ao dinâmico, já números inferiores geralmente são relacionados ao contraste estático. Essa diferença se deve, como já foi dito, ao fato de que o contraste estático não possui pixels simulados de luminosidade, assim como ocorre nas imagens em movimento.

É sempre importante perguntar aos vendedores quais são os métodos de medição de contraste utilizados nos testes do televisor. A taxa de contraste dinâmico é medida através de testes que cancelam a luminosidade do ambiente, tornando-o ideal. Para medições de contraste estático, são utilizadas imagens patenteadas de contrastes.

Conclusão

É direito do consumidor saber exatamente o que está comprando. Infelizmente algumas fabricantes não disponibilizam em seus manuais todas as informações dos produtos, por isso, os usuários precisam estar bastante atentos na hora de comprar um televisor.

Com as informações contidas neste artigo, o portal Baixaki espera que os usuários tenham uma base melhor para estudar as propostas das lojas e saber qual o aparelho que deve ser adquirido. Lembre-se de que o contraste não é tudo para um televisor, leia este artigo escrito pelo redator Wikerson Landin para saber mais sobre HDTV.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!