Blu-ray 3D: as três dimensões invadem a sua casa

5 min de leitura
Imagem de: Blu-ray 3D: as três dimensões invadem a sua casa

A batalha pela hegemonia do mercado de discos de alta capacidade acabou. O HD-DVD nem chegou a habitar as casas dos consumidores, perdendo feio para o Blu-ray. Aos poucos, os discos de caixa azul vão enchendo as prateleiras das lojas e locadoras de todo o mundo, substituindo os já ultrapassados DVDs.

Em Hollywood, diretores dão o seu máximo para trazer a nós, cinéfilos, filmes cada vez mais imersivos, utilizando tecnologias de ponta para isso. As três dimensões fazem parte do catálogo de avanços do cinema e estão cada vez mais presentes nas salas de exibição. Se você estava se perguntando se seria possível, e como seria possível, trazer essa tecnologia para dentro da sala da sua casa, a resposta para ambas as questões é: Blu-ray.

Melhorando o que já é bom

Os discos de raio azul são perfeitos para a exibição de filmes em alta definição, mas a indústria do cinema começará a aproveitar melhor a capacidade dessa mídia para, em 2010, começar a produzir filmes alucinantes com a tecnologia 3D. A “Blu-ray Disc Association” (BDA) ou “Associação do Disco Blu-ray”, anunciou em um informativo à imprensa, em 17 de dezembro deste ano, que está finalizando a padronização da nova tecnologia, que ficará pronta para utilização em 2010.

Blu-ray

Muitos cinéfilos já preferem ir ao cinema para ver a versão em 3D dos filmes em cartaz, para uma experiência mais realista do que se passa na telona. Em um futuro próximo, todos poderão ter em casa essa evolução do cinema e experimentá-la no conforto do sofá. E o melhor de tudo: as imagens terão qualidade Full HD, ou seja, os espectadores terão a impressão de realmente fazerem parte do mundo retratado no filme.

1 + 1 = 1080p

O Blu-ray parece ter nascido pronto para a tecnologia 3D, pois sua capacidade permite que mais recursos sejam adicionados aos filmes do que aquilo que é usado atualmente. A definição da imagem do Blu-ray 3D terá a mesma qualidade da atual, com o diferencial de que haverá a possibilidade de assistir a filmes em três dimensões. Na verdade, o Blu-ray 3D exibirá duas imagens de até 1080 pixels, uma para cada olho, que é o que cria o efeito tridimensional. Portanto, será como se você tivesse dois filmes em alta definição passando ao mesmo tempo.

Quem já tem um Blu-ray player é que não ficará muito contente, pois será necessária a aquisição de um novo que possua a capacidade de produzir imagens em 3D. Por outro lado, os equipamentos que não tiverem suporte ao 3D poderão ser utilizados para assistir aos filmes usando discos Blu-ray 3D, porém exibindo as imagens em 2D. Ou seja, em 2D ou 3D, aqueles que já estão habituados às belíssimas imagens da mídia do raio azul continuarão satisfeitos, e os entusiastas saciarão sua sede de experiências mais realistas.

Blu-ray Player

Outro ponto técnico que pode gerar insatisfação é a compatibilidade com as televisões digitais. O novo padrão será compatível com qualquer tela de televisão, seja ela de Plasma, LCD, LED ou qualquer outra, mas o equipamento já deverá suportar a tecnologia 3D. Sendo assim, os televisores digitais que estão no mercado hoje ficarão obsoletos em 2010, assim que os novos discos Blu-ray 3D começarem a desembarcar nas lojas.

Obviamente, a especificação do Blu-ray 3D permitirá que os futuros players sejam capazes de executar tanto as versões em 3D quanto as em 2D, assim como os novos discos, como já mencionamos, também poderão ser executados em 2D, em equipamentos como os que já estão nas casas dos consumidores — que não são capazes de produzir imagens em três dimensões.

Em resumo: se você ainda não possui TV digital, nem um tocador de Blu-ray, espere um pouco para comprar, pois em alguns meses os equipamentos atuais estarão ultrapassados. Por outro lado, se você já possui uma televisão digital e um tocador de Blu-ray, prepare-se para colocar a mão no bolso novamente se você pretende se manter atualizado e quiser assistir a filmes de alta qualidade e altíssimo envolvimento com o que se passa na tela.

PS3

O mais recente console da Sony, um dos vídeo games mais populares da atualidade, considerado também como um dos melhores players para Blu-ray, devido à alta capacidade de seu processador gráfico, saiu na frente antes mesmo de a nova especificação ser lançada. Isso acontece porque desde sua fase de desenvolvimento, o novo padrão já foi projetado para ser compatível com o PlayStation 3. Ou seja, se você é um feliz proprietário de um PS3, relaxe, pois seu console poderá enviar imagens em 3D para a televisão 3D que você ainda comprará.

PS3

Saindo um pouco da ideia de assistir a filmes, mas mantendo o foco no PlayStation 3, deixamos no ar a seguinte questão, para que você especule nos comentários: já que o Blu-ray 3D será compatível com o console, quanto tempo demorará para que jogos com a tecnologia 3D sejam lançados? A resposta nós podemos tentar adivinhar, mas só o tempo dirá.

Especificação

EspecificaçãoOs discos Blu-ray 3D utilizarão uma evolução do codec ITU-T H.264 “Advanced Video Coding” (AVC), chamado de “Multiview Video Coding” (MVC) ou “Codificação de Vídeo Multivisão” (tradução livre). Tal codec será o responsável pela criação das imagens tridimensionais e também permite a compatibilidade com os tocadores que não suportam 3D.

O MPEG4-MVC fará a compressão de ambas as visões (direita e esquerda), ambas na resolução Full HD (1080p) tanto em 3D quanto em 2D. A especificação também permitirá a criação de menus mais interativos e que (literalmente) saltarão aos olhos da audiência. As legendas também ganharão vida, já que poderão ser posicionadas “fora da tela”, em um lugar que não atrapalhe, ou mesmo para uma melhor visão e, consequentemente, leitura mais fácil.

Quando estará disponível?

A BDA comunicou explicitamente em seu informativo à imprensa que as especificações técnicas completas ainda não foram divulgadas, mas que isso será feito no momento oportuno, para que os fabricantes interessados possam começar a desenvolver produtos para o novo formato. A AMD, entre outras coisas, concorrente da Intel na fabricação de processadores, pretende demonstrar a tecnologia Blu-ray 3D em ação na CES2010 (“Consumer Electronics Show”), que acontecerá em Janeiro do ano que vem — ou seja, em menos de um mês já será possível ter uma ideia de como a novidade afetará o mercado cinematográfico e a vida dos amantes da sétima arte.

Quando estará disponível?

O sonho que todo cinéfilo tinha de ver o Exterminador do Futuro, o Shrek ou outros personagens notáveis do cinema pularem para fora da tela da televisão está cada vez mais próximo. A tecnologia 3D não é nenhuma novidade, mas ganhou um recente reforço, lançando mão de óculos especias melhores, diferentes do velho e desconfortável vermelho e azul. No cinema, já podemos ter experiências fantásticas, agora só nos resta esperar ansiosos pelo Blu-ray 3D.

Você, usuário do Baixaki, pode ter desde já a certeza de que quando a tecnologia for disponibilizada, nós correremos para testá-la, bem como seus equipamentos, para mostrar a você todas as novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.