Análise: LG Smart TV Cinema 3D de 47 polegadas (LM8600)

8 min de leitura
Imagem de: Análise: LG Smart TV Cinema 3D de 47 polegadas (LM8600)

(Fonte da imagem: Reprodução/LG)

As análises de equipamentos eletrônicos costumam ser destaque no conteúdo dos sites Tecmundo e Baixaki. Por isso, estamos preocupados em sempre trazer prévias dos produtos que estão chegando ao mercado brasileiro. Esse é o caso, por exemplo, da LG LM8600, um dos modelos high end de televisores que integram a linha Smart TV Cinema 3D.

A LM8600 possui características e recursos bastante poderosos, sendo muito mais do que apenas uma televisão. Com processador dual-core, acesso à internet e loja de aplicativos, ela oferece um verdadeiro centro de entretenimento para o telespectador, que não precisa mais ficar preso à grade de programação da TV aberta ou a cabo. E antes de detalharmos essas funcionalidades, vamos às especificações técnicas do aparelho:

  • Tela: LED 47 polegadas
  • Resolução: 1920x 1080 (Full HD)
  • Cor: Prata
  • Frame Rate: TruMotion 240 Hz
  • Ângulo de Visão: 178⁰ x 178⁰
  • Tempo de Resposta: 8 ms
  • Brilho: 400 cd/m2
  • Contraste: 9.000.000:1
  • 3D: Sim
  • Recursos de imagem: 3D Comb Filter, Contraste, Brilho, Cor, Nitidez / Ajuste: Intelligent Sensor, Vivo, Padrão Cinema, Esporte, Jogos, Expert 1 e Expert 2
  • Conversor TV Digital Interno: Sim
  • Controle remoto: Magic Remote com comandos de voz
  • Formato da tela: 16:9
  • Áudio: 20 W RMS
  • Consumo: Médio: 140 W
  • Peso: 18 kg (com base) / 15,8 kg (sem base)
  • Dimensões: 70 x 106,3 x 26,3 cm (com base) / 62,8 x 106,3 x 3,34 cm (sem base)

Conectores também são o que não faltam para a LG LM8600, contando com três entradas USB e quatro HDMI, o modelo também prima pela praticidade ao posicionar esses conectores na lateral da TV, facilitando o acesso a eles:

  • Entrada USB: 3
  • Entrada HDMI: 4
  • Entrada V-Componente: 1
  • Entrada para PC (RGB): 1
  • Entrada áudio PC: 1
  • Entrada RF: 1 entrada para TV a cabo e 1 entrada para TV aberta (analógica e digital)
  • Entrada áudio e vídeo (RCA): 1
  • Saída de áudio Digital (óptico/coaxial): 1
  • Entrada LAN (RJ45): 1

Recursos aprovados

Design caprichado e elegante

Ao retirar o produto da caixa e montá-lo sobre sua base, a primeira impressão da LG LM8600 é muito boa. O design da televisão é moderno e elegante, com cor prata e uma base que permite, inclusive, rotacionar a tela alguns graus para a direita ou esquerda.

Com uma moldura fina ao redor da tela, o telespectador se beneficia com menos distração visual e mais aproveitamento da imagem. O toque de mestre é complementado com detalhes em acrílico transparente na base do televisor, acompanhando, inclusive, os cantos arredondados.

Os principais conectores da Smart TV, como HDMI e USB, estão localizados na lateral do aparelho, oferecendo acesso fácil e rápido a eles. Já os demais ficam na parte traseira inferior do aparelho, evitando que o excesso de fios polua o visual. Para ficar ainda melhor, uma correia fixada à tampa permite que o consumidor amarre os cabos, deixando tudo mais organizado.

Controle remoto com sensores e microfone

Outro aspecto que chama a atenção de quem opera uma LG LM8600 é o controle remoto especial da fabricante, que possui sensores de movimento capazes de funcionar de maneira semelhante ao WiiMote, o controle do Nintendo Wii.

Basta deslizar o controle pelo ar para que o ponteiro se mova pela tela do televisor, tornando mais fácil o uso da interface das funções Smart do eletrônico. Um botão de scroll — também conhecido como “a rodinha do mouse” — facilita a navegação por itens do menu e a leitura de websites pela TV.

Controle remoto moderno conta com sensores e microfone (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Outro detalhe que faz do Magic Remote um controle especial é a presença de um microfone em uma das extremidades. Esse componente pode ser usado para a realização de pesquisas por voz nas páginas do Bing ou do Google, por exemplo. E não se preocupe: o software tem suporte para o português brasileiro e reconhece bem sons como o “ã” e outros.

Segundo o fabricante, a TV pode ser operada de uma distância de até 10 metros. Na falta de espaço, não conseguimos comprovar essa afirmação, mas podemos garantir que a captação do sinal do controle remoto é bastante boa, mesmo de distâncias bem pequenas e ângulos incomuns.

Imagem ótima, áudio mediano

Não há o que reclamar da imagem oferecida pela LG LM8600 de 47 polegadas. Além de uma ótima definição e de recursos exclusivos que tornam os movimentos mais suaves em filmes, o telespectador geral pode se beneficiar dos modos de imagens pré-definidos, com perfis para games, filmes, programas de esporte e cores mais vivas.

Display de LED Full HD e com sete modos de imagem pré-definidos (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Já aqueles que possuem mais conhecimento técnico e preferem personalizar a configuração poderão fazer uso, entre outras funções, de um ajuste de 20 pontos do controle de branco, por exemplo. A exibição da cor preta também é bastante fiel, revelando bem detalhes de sombras.

Entretanto, o áudio parece não acompanhar a qualidade da imagem. Apesar de bom, ele continua na média oferecida pelo mercado, sem diferenciais. Apesar de ser bastante nítido, há pouca ênfase nos graves e o efeito surround não impressiona. Mesmo assim, o sistema de áudio da LM8600 não chega a ser um ponto negativo do aparelho, apenas algo comum.

Recursos 3D e Dual Play

Como já dissemos anteriormente, a TV LG LM8600 possui recursos de imagens em 3D e, para que o telespectador desfrute dos efeitos que saltam da tela, quatro óculos especiais acompanham o produto. Esse número é bastante significativo, já que atende à maior parte das famílias brasileiras e não deixa pais ou filhos fora da diversão.

Óculos preto para filmes em 3D e alaranjado para games em Dual Play (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Outro ponto que chama a atenção nos óculos 3D que acompanham o televisor é o fato de eles serem leves e confortáveis, adaptando-se, inclusive, ao rosto de quem já usa óculos de grau, por exemplo. Como se não bastasse, uma tecla no controle remoto também ativa a função de conversão de imagens 2D em 3D, possibilitando que você assista à programação comum com pelo menos um pouco da sensação de gravidade.

O recurso Dual Play também está disponível para quem não dispensa uma partida de game com dois jogadores. Com ele, não será mais preciso aturar a divisão de tela que alguns títulos propiciam, especialmente os jogos de corrida. Basta usar um dos óculos alaranjados que acompanham a TV e, assim, o acessório filtra a imagem de cada jogador, possibilitando que cada um deles dispute a partida em tela cheia, simultaneamente.

Conectividade com ou sem cabo

Além de todas as entradas para cabos de áudio e vídeo de diversos padrões, a LG LM8600 de 47 polegadas também conta com quatro portas HDMI e três portas USB na lateral esquerda. Essas portas podem ser usadas não apenas para a conexão de outros dispositivos que contenham arquivos multimídia, mas também de um HD externo e dedicado para o uso do recurso Time Machine.

Por ser uma Smart TV, não poderiam faltar formas de se conectar à internet. Assim, além de um conector RJ 45 na parte traseira do aparelho — pelo qual você pode ligar um cabo de rede comum —, esse televisor também conta com um módulo Wi-Fi embutido e que demonstrou ser muito eficiente em nossos testes.

Internet chega à TV por conector RJ45 ou Wi-Fi (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O acesso ao conteúdo multimídia armazenado em tablets e celulares também pode ser feito via DLNA, desde que o dispositivo tenha suporte à tecnologia. A facilidade de uso desse recurso é espantosa. Bastaram poucos cliques para que fotos e vídeos armazenados em um Galaxy Tab 2 pudessem ser visualizados na LM8600.

Facilidade de uso das funções Smart

Os recursos de Smart TV da LG LM8600 são bons e, principalmente, fáceis de usar. Durante nossos testes, realizamos o update do software da televisão sem qualquer dificuldade ou instabilidade. A atualização para a versão 04.02.86 é essencial para quem deseja usar aplicativos importantes, como acessar os filmes disponibilizados pelo Netflix.

Netflix é um dos serviços disponíveis para a LG LM8600 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Instalar ou executar aplicativos também não oferece barreiras para o consumidor, visto que a interface é bastante intuitiva. Há, inclusive, a possibilidade de personalizar os aplicativos mais visíveis na tela, como se você estivesse mudando os ícones da Área de trabalho do seu computador.

Alguns aplicativos requerem registro em um serviço exclusivo da LG para serem usados. E, novamente, a praticidade e facilidade marcam presença durante as operações, já que o registro exige apenas informação de dados como o nome de usuário e a senha, não sendo necessário confirmar a inscrição por email ou qualquer outro processo do gênero. O acesso ao aplicativo é liberado em poucos segundos.

Outro destaque fica por conta do navegador web embutido na TV, que possui suporte para conteúdos em Flash e HTML 5.

Reprovado

Qualidade dos aplicativos

Um dos pontos frustrantes das funções de Smart TV da LM8600 diz respeito à quantidade e qualidade dos aplicativos disponíveis para instalação. Um bom exemplo são os jogos, que consistem, basicamente, de passatempos infantis e com jogabilidade bastante simples.

A maior parte dos jogos e aplicativos disponíveis são simples demais (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Mesmo aplicativos de serviços já consolidados parecem carecer de opções mais avançadas. Não encontramos, por exemplo, uma opção no app para o Netflix realizar logout da conta que usamos para testes, o que impossibilitaria, a princípio, trocar de usuário antes de acessar o serviço.

Preço “salgado”

Apesar de muito boa, a TV tem um contra que deixará muitos desanimados: esse modelo, por ser top de linha, pode ser encontrado nas lojas do Brasil por preços que vão de R$ 4,3 mil a R$ 6,1 mil. Quem preferir a versão de 55 polegadas da LM8600 pode chegar a pagar quase R$ 9 mil.

Vale a pena?

A resposta para esta pergunta depende do seu saldo bancário: caso você possa gastar de R$ 4 a 8 mil em uma Smart TV, podemos dizer que você dificilmente encontrará uma melhor do que a LG LM8600. Com alta qualidade de imagem e diversas opções de conectividade, a LM8600 é a TV dos sonhos para muitos aficionados por tecnologia.

Apesar do preço, a LG LM8600 é uma TV que deixa qualquer um de queixo caído (Fonte da imagem: Reprodução/LG)

O design elegante também cai bem na maioria das salas, desde que comporte, obviamente, uma TV de 47 polegadas, já que a distância é importante para apreciar as imagens em três dimensões e fazer um melhor uso do Magic Remote. Por mais que o sistema de áudio seja mediano e que a oferta de aplicativo ainda seja pequena, você dificilmente se arrependerá de ter adquirido esse televisor.

Porém, se a ordem é economizar, vale a pena procurar por modelos mais baratos e que, inclusive, podem ser encontrados dentro da mesma linha Smart TV Cinema 3D, como é o caso da LG LM6400, disponível em grandes lojas por valores em torno de R$ 3,5 mil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.