Review: TV Portátil Digital AOC TPD-100

4 min de leitura
Imagem de: Review: TV Portátil Digital AOC TPD-100

Ligada nas últimas tendências e apostando na praticidade trazida pela portabilidade, a AOC, fabricante de monitores e TVs de LCD, fez sua estreia no mundo da TV digital com a AOC TPD-100, sua mini TV portátil. Este aparelho captura o segmento de transmissão de sinal digital conhecido como 1-seg.

A TPD-100, da AOC, é um dispositivo bem útil para aqueles dias em que você precisa ficar na fila do banco, aguardar uma consulta ou até mesmo quando o trânsito está completamente parado. Ele também é muito recomendado para acompanhá-lo ao estádio durante os jogos, ver novamente o lance polêmico de um jogo ou acompanhar jogadas que estejam difíceis de serem vistas ao vivo.

Em termos gerais, a TV apresenta a imagem bem nítida na tela e em geral basta estar com a antena aberta (não é preciso ficar posicionando de formas diferentes) para ela funcionar. O importante a ser lembrado é que a qualidade do sinal depende um pouco do ambiente em que o aparelho se encontra. Locais com muita interferência, como campos, estrada ou que possuam muitas antenas de transmissão, podem acabar prejudicando a recepção pelo aparelho.

Visualização do produto

A maior vantagem deste produto, sem dúvida é a portabilidade. Além de possuir dimensões bem pequenas, o minitelevisor tem apenas 1,1 centímetro de profundidade, o que a torna de fácil transporte, podendo até mesmo ser levada dentro de um bolso. E o fabricante ainda caprichou no design, com cantos arredondados e antena retrátil, ou seja, além de prática, a TV é muito elegante.

Os alto-falantes não são os mais potentes do mercado, mas ainda assim conseguem um bom nível de volume com qualidade, além da possibilidade de poder utilizar fones de ouvido. Mesmo que você o deixe em seu potencial máximo, o som é nítido e bem compreensível.Outra função interessante da TV é a vantagem de escolher o tipo de áudio e legenda para a programação (quando disponíveis na transmissão pela emissora.

Especificações Técnicas do aparelho

Formatos possíveis para a tela

Embora algumas vezes o formato da imagem na tela seja definido pelo sinal de transmissão, a TV suporta três formatos possíveis para a imagem. Para alternar entre eles, basta pressionar e soltar a tecla “M” até encontrar o tamanho que considere apropriado. Lembre-se de que não é necessário permanecer com a tecla pressionada.

A apresentação “Normal” mostra o formato 4:3 (320 X 240) e a imagem exibida ocupa toda a área da tela. A função “Zoom”, faz com que independente do formato da transmissão, a imagem também venha a ser apresentada como tela cheia. A opção “Tela Cheia” está disponível apenas para formatos de transmissão 16:9 (320 X 180) e faz com que as laterais da imagem sejam levemente cortadas.

Menus

A navegação entre os menus é algo que pode ser um pouco difícil em um primeiro momento. Para acessá-lo, pressione a tecla “M” presente na parte superior da tela da TV por aproximadamente dois segundos. Feito isso, aparece uma barra na tela com todas as opções disponíveis.

Para alternar entre uma e outra, utilize as teclas de mudança de canal (que também estão localizadas na parte de cima da TV). Para acessar qualquer um deles, basta pressionar a tecla “M” (rapidamente, não é necessário segurar). Dentro de cada um destes menus, a navegação entre opções também é feita pelas teclas de mudança de canal e “M” confirma operações.

As funções disponíveis nestes menus estão distribuídas entre sete grupos de opções:

"Configurações": neste item estão presentes três possibilidades de ajustes. A primeira delas, “display”, serve para ligar ou desligar as informações que são exibidas na tela como o relógio, nível de carga da bateria, sinal da antena e volume. A “inicialização” inicializa o aparelho e “parent config” exibe configurações de bloqueio do produto.

Visão de tamanho na vertical“Procurar canais”, como o próprio nome diz, serve para sintonizar os canais que a TV pode receber. É necessário ativar esta opção na primeira utilização do produto. Esta função pode demorar alguns segundos para completar a busca. A televisão utiliza o sistema de canal virtual, ou seja, embora a numeração dos canais da TV digital possa ser diferente da TV analógica, ele será identificado utilizando a numeração da TV analógica.

“Lista de canais”: exibe a lista de canais que a TV consegue receber. “Grade de programação” mostra a programação para o dia dentro de cada um dos canais disponíveis para recepção no aparelho. “Legenda” ativa ou desativa a legenda (se estiver disponível pela emissora e conforme o programa).

A opção “Áudio” serve para selecionar o idioma da programação, mas assim como a legenda, só funciona se a emissora tiver esta opção. “Sintonia Manual” esta função disponibiliza a escolha manual do canal a que você deseja assistir. Os canais que são sintonizados manualmente não são memorizados na lista de canais.

Pontos negativos

Um dos pontos negativos encontrados no produto é o fato de ele só receber TV digital. Isso faz com que, em algumas regiões você tenha pouca (ou nenhuma) opção de canal disponível para recepção, fazendo com que possa vir a não funcionar. Além disso, ela não aceita cartão de memória ou pendrives, não possui um player de áudio MP3 e nem rádio.

Como a saída de áudio encontra-se na parte traseira do aparelho, durante o uso também é bom ter certo cuidado com onde segurá-lo para não bloquear completamente o som. Ainda assim, este dispositivo é realmente muito prático devido às suas dimensões realmente pequenas, leveza e facilidade de uso e transporte.

Detalhes da lateral do produto

Já está disponível no mercado?

Você já pode encontrar este aparelho em várias lojas sem maiores dificuldades e o preço da TV está variando entre R$ 450,00 e R$ 500,00. É possível que quando este dispositivo ganhar um pouco mais de popularidade seu preço venha a cair um pouco mais.

E você usuário, o que achou deste aparelho? Conte-nos sua opinião, comentando o artigo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.