A televisão vai invadir todos os lugares da casa!

3 min de leitura
Imagem de: A televisão vai invadir todos os lugares da casa!

Ninguém duvida que a televisão seja o eletroeletrônico mais querido pelos brasileiros já que, segundo o Ibope, em 2008, era possível encontrar uma TV em 93% dos domicílios do país. Isso comprova que a televisão, uma senhora de quase 70 anos, ainda está com tudo em cima e é preferência nacional. Um dos maiores escritores brasileiros, Nelson Rodrigues, já dizia que “a televisão matou a janela”, mas mal sabia ele que em breve ela irá substituir muito mais coisas.

O desenvolvimento de telas dobráveis e extremamente finas, como as AMOLED, ou as feitas de E-ink ou papel eletrônico, vai contribuir para que monitores e televisores se espalhem por vários cômodos das nossas casas. Da cozinha até o banheiro, assistir a TV vai ser ainda mais comum.

Empresas iLTDATela que dobra


Várias empresas não estão medindo esforços para apresentar a cada dia monitores ou telas mais finas, leves e impressionantes. Prova disso foi a apresentação de muitas novidades no evento CES 2008 no ramo das telas flexíveis e incrivelmente finas. Sony, Samsung, LG, Philips, HP, Fujitisu e várias empresas menores estão investindo pesado nesta área e oferecendo muitas novidades como o computador de tecido.

Espelho duas-caras

Fugindo dos protótipos, algumas empresas já investem e fornecem telas e, essencialmente, televisores acoplados aos mais diversos objetos. É o caso da empresa australiana Mirror Image, que vende televisores conjugados com o espelho do banheiro: quadros que,na verdade , são compostos por uma TV. Há também um espelho para maquiagem com tela LCD.

WC + TV

Que tal pentear o cabelo pela manhã na companhia da Ana Maria Braga? O modelo Bathroom Mirror TV da Mirror Image permite que você tenha um espelho em frente à pia: mas com apenas um toque, um monitor de LCD de 13’’com entrada HDMI pode ser usado para assistir seu programa favorito.

Ducha com o controle remoto

TV para decoração

Outro produto já disponível no mercado é o New Living Line – também da Mirror Image. À primeira vista parece um quadro ou um espelho comum, contudo depois de ligado ele se transforma em uma TV de até 46’’ de alta definição com receptor digital e muito estilo.

Não era um quadro?

Eletromésticos híbridos

Você já deve ter visto eletrodomésticos 2 em 1 como as lavadoras que lavam e secam, por exemplo. Pois é, agora os amantes da cozinha já podem contar com um televisor na geladeira. Duas grandes marcas já têm seus modelos híbridos, no caso, a LG e a Bosch. O modelo da Bosh, o Image Inox JGU40, conta com uma tela LCD de 15’’ e entrada para DVD e antena para computador.

O modelo da LG é quase uma central multimídia, porque além de oferecer um display HDTV com 15’’, é possível conectar a ele um aparelho de DVD, ou ver álbuns de fotografia, livros de receitas, calendário, temperatura ambiente e, de quebra, um sintonizador FM para animar suas refeições.

Bosh conectadaA LG é quase uma central multimídia

Telas em vários lugares
Além da sua casa, os monitores estão invadindo lugares antes não imaginados, como no caso das páginas de revistas. Sim, uma pequena tela que rodava a propaganda de uma marca de refrigerantes foi inserida em uma revista norte-americana. Isso prova que em breve poderemos comprar um exemplar da National Geographic, por exemplo, e assistir nas páginas da revista a um episódio de um documentário sobre a vida dos animais selvagens.

Qual é o limite?

Parece que um mundo de telas e imagens dinâmicas é o nosso futuro, já que todos os dias novidades mais impressionantes surgem em todos os cantos do planeta. Contudo, fica a pergunta: até que ponto ter televisores espalhados pela casa é positivo? Será que já não passamos tempo demais em frente à TV?

Deixe sua opinião e continue a acompanhar a evolução das TVs junto conosco, afinal se é novidade você encontra no Portal Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.