Os principais problemas que a imagem de uma TV pode apresentar [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Os principais problemas que a imagem de uma TV pode apresentar [vídeo]

As televisões de LCD, Plasma e LED já dominaram o mercado. Elas trouxeram grandes benefícios, mas, como toda tecnologia, também trouxeram inconvenientes. Hoje, o Tecmundo vai mostrar para você alguns dos problemas que podem aparecer nas TVs ou que já vêm de fábrica.

Burn-in

Mais comum em televisores de plasma, esse tipo de defeito aparece quando uma imagem é exibida por tempos prolongados. O nome burn-in não é por acaso, pois as células realmente queimam e deixam marcas da cena que estava na tela.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Canal PixelTuneup no YouTube)

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Usuário Carpe Diem do site Redflagdeals.com)

Esse problema também pode aparecer quando um filme menor do que o tamanho do display é exibido. Nesse caso, as bordas ficarão visíveis posteriormente, atrapalhando a reprodução de outros conteúdos. O mesmo pode acontecer caso você deixe sua TV ligada por muitos dias num mesmo canal. A logo da emissora pode queimar os pixels.

Pixel Morto, Pixel Quente e Pixel Preso

Existem diversos problemas que aparecem nos pixels. O mais conhecido é o pixel morto, situação em que um pixel fica apagado enquanto todos os outros exibem a imagem normalmente. Esse defeito pode aparecer em produtos novos e usados. Geralmente, o problema ocorre em telas de LCD. Confira abaixo, na imagem à esquerda.

Ampliar

Ampliar

Assim como pode acontecer de um pixel ficar totalmente preto, o oposto também pode ocorrer. Aqui temos o pixel quente, situação em que um pequeno ponto fica totalmente branco (visível acima na imagem à direita). E, por fim, temos o pixel preso, em que um pixel apresenta uma única cor, seja vermelha, verde ou azul.

Tearing

Apesar de ser mais comum em monitores, o screen tearing pode aparecer em televisores. Esse defeito ocorre quando imagens com movimentação intensa são constantes, gerando uma demora na atualização da tela. Quando você usa seu Xbox ou PlayStation na TV, esse tipo de problema pode aparecer. Caso você conecte o notebook via cabo VGA ou HDMI, o mesmo tipo de inconveniente pode acontecer.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Canal TacticalBullShit no YouTube)

Ghosting

Televisores de LCD podem apresentar o efeito fantasma quando vídeos com grande quantidade de movimento são exibidos. Mas, diferente do Tearing, aqui o problema consiste na demora das células dos pixels para exibir as imagens, fazendo com que as cenas ganhem fantasmas, notáveis principalmente em momentos em que há muitas pessoas numa mesma imagem.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Canal Turd23Ferguson no YouTube)

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Canal Turd23Ferguson no YouTube)

Crosstalk

Crosstalk é o nome dado ao efeito fantasma em televisores 3D. Diferente do Ghosting, a distorção aqui ocorre devido a diversos fatores de percepção. O problema pode aparecer conforme a posição do telespectador, a qualidade da imagem, a tecnologia de processamento, o ângulo de visão da tela e muitos outros. De qualquer forma, o 3D deixa de ser 3D, parecendo muito mais um borrão.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Canal Turd23Ferguson no YouTube)

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Canal Turd23Ferguson no YouTube)

Backlight Bleeding

Seja uma televisão, um monitor ou até mesmo um iPad 2, o defeito de Backlight Bleeding pode existir. Aliás, esse é um problema que já vem de fábrica. O Backlight Bleeding nada mais é do que a luz vazando pelas laterais da tela ou deixando as bordas com uma luminosidade muito alta. Apesar de não afetar diretamente a reprodução do conteúdo, esse defeito distorce levemente as cores.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Canal sile4901 no YouTube)

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Canal iamphones no YouTube)

Falta de definição

Apesar de ser raro visualizar esse defeito nos televisores modernos, a falta de definição é um inconveniente que ainda pode existir. O problema aparece quando a televisão é forçada a exibir um conteúdo com uma resolução mais baixa do que aquela que foi programada para trabalhar como padrão.

Para entender melhor, basta você pensar que se sua TV consegue operar com 1920x1080 pixels, então, qualquer conteúdo que use resolução mais baixa que isso pode gerar o problema. A falta de definição nada mais é do que um determinado número de células ser forçado a exibir pixels idênticos, algo que resulta em imagens mais quadriculadas.

Contraste não uniforme

Como o próprio nome diz, o contraste não uniforme é um defeito que aparece quando a televisão não consegue forçar as células dos pixels a exibir o contraste numa mesma proporção. Esse defeito não é facilmente visualizado, contudo, ele gera muitas diferenças entre uma área da imagem e outra.

Ângulo de visão

Se a sua televisão conta com tecnologia IPS, então você não deve ter constatado problemas ao olhar para a tela em quaisquer ângulos. Contudo, caso sua TV não seja muito nova, pode ser que você enxergue alterações significativas nas cores da imagem ao observar o conteúdo em diferentes posições.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/LG)

Problemas de borda

Alguns televisores não vêm programados para identificar o conteúdo de forma apropriada. Isso resulta em imagens que não cabem no espaço da tela e, consequentemente, gera vídeos cortados. Esses problemas de borda são “defeitos” de fábrica, os quais podem ser corrigidos em raras situações.

A solução mais sensata para os erros

Enfim, esses foram os principais problemas que aparecem em televisores e outros aparelhos que usam displays de LCD e Plasma. Caso sua TV apresente algum defeito, sugerimos que você entre em contato com o suporte técnico da fabricante do aparelho. Até uma próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.