Sony e Panasonic planejam TVs com resolução 8K para a Olimpíada de 2020

1 min de leitura
Imagem de: Sony e Panasonic planejam TVs com resolução 8K para a Olimpíada de 2020

Mal acabou a Olimpíada do Rio de Janeiro, parece que os preparativos para os Jogos de 2020 em Tóquio, no Japão, já estão sendo feitos com grande velocidade. Informações divulgadas pela Nikkei indicam que tanto a Sony quanto a Panasonic pretendem usar o evento como forma de estrear suas novas televisões com resolução 8K.

As fabricantes vão trabalhar com a emissora NHK para produzir conteúdos com a tecnologia e criar tecnologias de transmissão capazes de suportar a quantidade de informações necessárias para o formato. A novidade promete ser 4 vezes mais nítida que o formato 4K ou 16 vezes melhor que o padrão Full HD (1080p).

A novidade promete ser 4 vezes mais nítida que o formato 4K ou 16 vezes melhor que o padrão Full HD

Vale notar que a NHK já realizou algumas transmissões em 8K durante os Jogos do Rio de Janeiro, mas eles foram restritos a um público selecionado — o primeiro televisor do tipo, anunciado recentemente pela Sharp, custa mais de R$ 524 mil. A emissora é conhecida por investir em novos formatos de transmissão muito antes de eles se tornarem um padrão: já durante a década de 1980, a empresa investia em transmissão de alta resolução.

Segundo a Nikkei, a Sony pretende vender suas novas telas já em 2020, mas a Panasonic ainda não confirmou quando isso deve acontecer. Ao menos no momento atual, as duas companhias parecem contentes em trabalhar juntas no formato, especialmente devido ao fato de que ainda não há um mercado estabelecido em que elas podem competir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.