Nova série de TVs 4K HDR da Sony tem modelo de 100” e deve chegar ao Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Nova série de TVs 4K HDR da Sony tem modelo de 100” e deve chegar ao Brasil

Os amantes de imagens cristalinas na hora de assistir a um filminho já podem pegar o babador e começar a contar as moedas do cofrinho, já que a Sony anunciou na última quarta-feira (20) a sua mais nova linha de televisores de ponta. Fazendo parte da chamada série Z, esses aparelhos ostentam painéis LCD com resolução 4K e já incorporam o recurso de HDR – que deixa as imagens exibidas no equipamento ainda mais intensas e coloridas. Assim como seus antecessores diretos, o novo selo roda uma versão customizada do Android TV.

Com isso, a série X deve perder o posto de principal chamariz da empresa no segmento, já que a promessa é que as TVs anunciadas proporcionem uma experiência ainda mais sofisticada. A ideia é que a adoção do sistema de iluminação Backlight Master Drive – revelado na CES deste ano – traga os níveis de contraste e brilho para o mesmo patamar dos aclamados modelos OLED das concorrentes. A técnica envolve a junção de um novo algoritmo de calibração com a capacidade de controlar o desempenho dos LEDs individualmente.

Já pensou ter uma dessas na sala?

Como resultado dessa operação mais precisa, os vazamentos de luz ficam bastante reduzidos, assim como a presença do temido motion blur, fazendo com que curtir eventos esportivos, clipes cheios de ação ou sessões de jogatina na TV não seja um sofrimento. De acordo com Mike Fasulo, presidente e COO da Sony Electronics, “a série Z é um avanço de geração na tecnologia das TVs”. O executivo acredita ainda que o expertise da Sony em todas as etapas de produção e exibição de conteúdo 4K HDR contribua ainda mais para a alta qualidade.

Ainda assim, vale notar que o formato escolhido pela empresa para a adoção do High Dynamic Range é o HDR10, que vem sendo promovido pelos japoneses e pela Samsung e concorre com o Dolby Vision. Isso significa que é preciso ficar atento na hora de escolher seus discos de filmes e séries para garantir que a compatibilidade entre o material e o hardware seja perfeita. Se você é do tipo que consome esse conteúdo apenas em streaming, isso não deve ser um problema, já que a Netflix, por exemplo, hospeda arquivos com ambos os selos.

Modelos e chegada ao Brasil

Para dar o pontapé inicial na série Z, a fabricante vai disponibilizar três versões dos televisores: o XBR65Z9D, de 65 polegadas; o XBR75Z9D, de 75 polegadas; e o “humilde” XBR100Z9D, com nada menos que 100 polegadas. Enquanto os dois primeiros itens já estão disponíveis para pré-compra lá fora – respectivamente por US$ 7 mil e US$ 10 mil –, o modelo tamanho família segue sem data ou preço, para infelicidade de quem tem bastante espaço na sala e dinheiro de sobra no banco.

Se a carteira ficou coçando, mas você teve dor de cabeça ao calcular os custos de importar um desses brinquedinhos, não se preocupe: a Sony muito provavelmente vai falar sobre os planos de lançamento da série Z no Brasil ainda este mês. Isso porque o “Save the Date” enviado pela companhia há alguns dias programa para o dia 26 de julho um evento para que possamos conferir uma novidade no segmento de TVs.

O dia 26 promete!

O detalhe? O design da televisão que ilustra o convite é exatamente o mesmo dos integrantes da nova família Z, deixando claro o que veremos por lá. Assim, a dica é ficar de olho aqui no TecMundo – e nas nossas redes sociais, incluindo o Snapchat – para conhecer tudo sobre esses modelos top de linha da Sony, ok?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.