Telegram ganha atualização recheada de novos recursos para manter o hype

1 min de leitura
Imagem de: Telegram ganha atualização recheada de novos recursos para manter o hype

A equipe de desenvolvimento do mensageiro instantâneo Telegram deve ter levado um belo susto quando, em apenas um dia, 5,7 milhões de contas brasileiras foram criadas no serviço, devido ao bloqueio judicial imposto sobre o WhatsApp no país. Provavelmente por isso, o programa ganhou uma atualização recheada de novos recursos para manter o público interessado.

A versão 3.4.0 do Telegram tornou o carregamento e a visualização de GIFs um processo muito mais rápido. Isso é possível porque os GIFs agora são encodados como arquivos de vídeo mpeg4, o que permite que as animações usem 95% menos espaço de armazenamento, além de consumir menos dados para serem baixados, mas sem que haja perda na qualidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os GIFs no aplicativo agora iniciam sua reprodução automaticamente, sem que isso impacte no processamento do dispositivo em uso, e ainda podem ser salvos em uma aba própria na área de stickers do app para serem reutilizados posteriormente. O update também trouxe diversos inline bots (linhas de comando que servem para procurar arquivos na internet sem sair da janela de chat) que podem ser utilizados de maneira muito mais prática do que antes.

Nas versões mais antigas do aplicativo, era necessário adicionar os inline bots em um grupo como se eles fossem outros contatos participando da conversa. Agora, basta escrever algum dos bots no campo de escrita, como se fosse uma menção a outro usuário, seguida de um termo para refinar as opções. Por exemplo, é só digitar “@gif cat” para abrir uma janela de busca na internet e procurar pelo GIF de gato que preferir, sem sair do chat para isso.

As opções de inline bots são:

  • @gif – buscar GIFs
  • @wiki – buscar artigos na Wikipédia
  • @pic – buscar imagens com a ferramenta Yandex
  • @bing – buscar imagens com o Bing, ferramenta de busca da Microsoft
  • @vid – buscar vídeos
  • @imdb – buscar páginas no IMDb
  • @bold – colocar o texto em negrito, itálico etc.

A nova versão do Telegram já está disponível tanto na Google Play Store quanto na App Store da Apple.

Qual é o seu mensageiro instantâneo favorito? O que ele tem de melhor em relação aos outros? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.