Anatel lança site que mapeia serviços de operadoras de telefonia móvel

1 min de leitura
Imagem de: Anatel lança site que mapeia serviços de operadoras de telefonia móvel
Imagem: Portal Brasil

Através de um site criado pela Anatel, é possível agora que qualquer pessoa consulte em qualquer região do Brasil a quantidade de antenas e a qualidade do sinal de todas as operadoras de telefonia móvel de nível nacional. As informações são disponibilizadas em um mapa interativo que utiliza como base o Google Maps.

Nele, você pode selecionar, através de um menu lateral, as informações de quais operadoras você deseja visualizar, a cobertura de sinais 2G, 3G e 4G, indicadores com os valores totais de cada empresa e outros dados, como gráficos de acesso à rede de voz e relatórios acerca dos municípios consultados.

Cobertura das operadoras na região da Av. Paulista, em São Paulo

Do lado do consumidor

Tudo isso deve ajudar a dar mais clareza para o consumidor de serviços de telefonia móvel. Assim, a Anatel poderá cobrar das operadoras a qualidade necessária para a prestação desse tipo de serviço, que exige mais do que 85% de eficiência no acesso às redes e deve estar abaixo de 5% na queda de voz e dados.

Anteriormente, esse serviço já estava disponível em forma de aplicativo para os sistemas operacionais Android (baixe aqui), iOS (baixe aqui) e Windows Phone (baixe aqui), mas agora qualquer pessoa, mesmo sem acesso a um smartphone, é capaz de ter acesso a todos esses dados através do navegador de qualquer computador.

Você pode acessar o mapa interativo da Anatel através deste link.

Você acha que o monitoramento cada vez mais abrangente da Anatel pode ajudar o consumidor a conseguir melhores serviços de telefonia? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.