Brasileiros estão ligando menos do celular e a culpa pode ser do Whatsapp

2 min de leitura
Imagem de: Brasileiros estão ligando menos do celular e a culpa pode ser do Whatsapp

Segundo dados levantados pela Teleco, empresa de consultoria especializada em telecomunicações, o volume de ligações feitas a partir de um plano de telefonia móvel no Brasil tem caído já há algum tempo. No entanto, essa diminuição estava acontecendo de maneira gradativa conforme o número de pessoas com acesso a telefones com acesso a mensageiros instantâneos aumentava.

A surpresa veio mesmo nos dados compilados referentes ao primeiro trimestre deste ano, que mostram uma queda vertiginosa na média de minutos falados ao celular mensalmente se comparada com os últimos três meses de 2014. A diferença foi de 15,6%, o que significa que enquanto se falava cerca de 132 minutos por mês no final do ano passado, neste ano falou-se apenas 111 minutos.

Pode não parecer muita coisa, mas se levarmos em consideração as bases instaladas de usuários de cada operadora, que ficam nas dezenas de milhões, os lucros devem ter caído de forma espantosa. Quem mais sofreu com essa mudança súbita do mercado foi a Claro, que teve uma queda de minutagem média de 35% (123 para 81 minutos) no trimestre passado quando comparado com o período de outubro a dezembro de 2014.

Gráfico mostrando a média de minutagem via celular nos últimos seis trimestres - Imagem: Teleco

Chamadas via Whatsapp

Não há como afirmar de maneira categórica que um único serviço ou aplicativo tenha sido responsável por essa mudança tão significativa no mercado de telefonia. Ainda assim, é interessante notar que a queda na quantidade de ligações via operadoras aconteceu justamente no período em que entrou no ar o serviço de chamadas através da internet oferecido pelo Whatsapp.

A tecnologia já existe há mais tempo – no Skype, por exemplo –, mas nunca antes tinha sido utilizada por um app com tamanha mobilidade e audiência. O serviço foi testado em dispositivos Android em fevereiro e liberado publicamente em março. A mesma tecnologia chegou ao iPhone no fim de abril e ao Windows Phone em maio e a receita com dados móveis já equivale a 37,1% da receita das operadoras brasileiras.

Já que o semestre atual, que termina no fim de junho, será o primeiro a contar com as chamadas via Whatsapp ao longo de toda a sua extensão, estamos curiosos para saber qual será o impacto disso na telefonia móvel convencional. Talvez essa seja a hora de as operadoras passarem a investir pesadamente na venda de pacotes de dados, algo que dez anos atrás era praticamente irrelevante como fonte de renda para elas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.