4G pode entrar em operação um ano após fim da TV analógica, diz Anatel

1 min de leitura
Imagem de: 4G pode entrar em operação um ano após fim da TV analógica, diz Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira, 7, que com o fim da transmissão de TV analógica, as operadoras de internet terão um ano para colocar a ampliação da rede 4G em operação.

O conselheiro Rodrigo Zerbone explicou que esses prazos podem ser diminuídos se as empresas avaliarem que há condições técnicas.

"Desligou Brasília, por exemplo, um ano depois é o prazo para o 4G entrar em operação", disse. "Se as empresas quiserem entrar em operação antes, devem apresentar solicitação à Anatel", disse.

Zerbone afirmou ainda que o governo está fazendo um trabalho duplo, de levar TV digital e melhorar o sinal do 4G. "Isso vai significar que áreas que não são atendidas pelo 4G possam ser atendidas e as que não têm capacidade tão boa possam ser melhor atendidas", disse.

O Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou que esse processo de migração da TV analógica para a digital ocorreu em vários países e ponderou que em alguns houve dificuldade, em outros não. Berzoini defendeu que a interatividade será a maior possível. "Vamos trabalhar para que a TV digital seja a mais interativa possível", declarou.

Por Victor Martins - Brasília

Via EmResumo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.