Das quatro grandes, apenas Vivo e Oi cresceram no primeiro semestre

1 min de leitura
Imagem de: Das quatro grandes, apenas Vivo e Oi cresceram no primeiro semestre
Imagem: CentralPE

A Anatel publicou a consolidação dos dados da telefonia móvel no Brasil relacionada ao primeiro semestre de 2014 e, apesar de todas as operadoras terem registrado crescimento real na sua base de clientes ativos, apenas a Vivo e a Oi tiveram aumento na participação de mercado.

Isso quer dizer que, apesar de todas as quatro grandes empresas de telefonia terem agregado novos clientes à sua base, a TIM e a Claro especialmente não conseguiram acompanhar o ritmo de crescimento da concorrência. Na verdade, a TIM e a Oi ficaram praticamente estáveis, perdendo e ganhando, respectivamente, poucos pontos percentuais. Não estamos contando nessa estimativa a participação das operadoras pequenas e virtuais, que têm pouco mais de 1% do mercado cada.

Crescimento na participação de mercado entre janeiro e junho deste ano

A Anatel ainda confirmou que o Brasil fechou o mês passado com 275,71 milhões de linhas móveis ativas, sendo 76,99% acessos pré-pagos e 23,01% pós-pagos. A banda larga móvel, que é contada separadamente apesar de funcionar na mesma rede, fechou o primeiro semestre de 2014 com 128,49 milhões de usuários. Desse número, 3,71 milhões são de acessos 4G.

Crescimento real das maiores operadoras entre janeiro e junho de 2014

Fora esses números, a Anatel rastreia também a tecnologia utilizada pelas operadoras para entregar os serviços a seus clientes. Assim, é possível notar que a tecnologia GSM comum é ainda a mais usada (57%), seguida da WCDMA (35%), usada para o 3G, e o LTE (0,58) fica na frente apenas do CDMA comum (0,01%), que faz parte da antiga rede da Vivo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.