Anatel aprova medida para reduzir preço de ligações entre celulares

1 min de leitura
Imagem de: Anatel aprova medida para reduzir preço de ligações entre celulares
Imagem: Shutterstock

Basta ter um celular para saber que ligar para um número de uma operadora diferente da sua é algo caro — e o prejuízo é ainda mais sensível se você usa o sistema pré-pago. Para mudar essa situação, nesta quarta-feira (18), a Anatel aprovou uma medida para que ligações deste tipo fiquem mais baratas com o passar do tempo.

De acordo com o que está sendo divulgado, até 2019, o Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel vai ser reduzido em até 90%, passando de 23 centavos para apenas 2. Caso você tenha alguma dúvida, saiba que esta é a taxa pagada por uma empresa para utilizar a rede de outras companhias, algo que acontece em ligações de operadoras diferentes.

Benefícios que vão chegando aos poucos

Sobre os efeitos dessa medida, a Anatel afirmou: “Esta redução de preços de interconexão deverá se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverá aumento de competição no setor”. Com isso, espera-se que os preços fiquem mais próximos do cobrado em ligações entre a mesma operadora, facilitando a comunicação e dispensando o uso de mais de um chip.

Além de tudo isso, um preço mais baixo na ligação de celulares também deve resultar em uma baixa do minuto entre números fixos, resultando em diferentes tipos de benefícios para os usuários. No entanto, essa mudança de valores vai acontecer aos poucos, de modo que você não vai notar a diferença rapidamente.

Teoricamente, a iniciativa não deve afetar as empresas provedoras de serviço, já que o corte está no custo da operação, não no lucro. Agora, só nos resta esperar para saber se a determinação da Anatel vai ser mesmo cumprida, não é mesmo?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.