Tactus desenvolve tablet que possui display com características mutáveis

1 min de leitura
Imagem de: Tactus desenvolve tablet que possui display com características mutáveis

(Fonte da imagem: Divulgação/Tactus Technology)

A Tactus Technology aproveitou seu estande na CES 2013 para exibir uma nova tecnologia que combina o melhor das superfícies sensíveis ao toque e dos botões físicos. Batizada de “morphing tactile surface” (superfície tátil mutável), a novidade permite que botões surjam ou desapareçam conforme a necessidade de cada usuário.

As novas telas desenvolvidas pela empresa possuem um reservatório no qual fica armazenada uma pequena quantidade de um líquido. Conforme determinados comandos são feitos pelo usuário, a substância se locomove até pontos específicos do display e passa a atuar de forma semelhante a botões físicos.

“Planejamos iniciar a produção até o final do ano”, afirma o CEO da Tactus, Craig Ciela. “Ainda estamos trabalhando junto aos clientes para determinar uma data exata”, complementa. Segundo ele, embora as exibições feitas até o momento tenham sido realizadas em aparelhos Android, a tecnologia não está atrelada a nenhum sistema operacional em específico.

Tecnologia compatível com qualquer display

A empresa afirma que a grande vantagem da tecnologia é o fato de ela não alterar em nada a espessura final dos aparelhos em que é aplicada. Além disso, a tecnologia pode ser usada em praticamente qualquer display, o que permite utilizá-la tanto em um smartphone de 3 polegadas quanto em uma televisão de grandes dimensões.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tactus Technology)

A tecnologia também possui a vantagem de permitir diversas personalizações, o que permite aos fabricantes escolher teclados variados com características próprias a cada um deles. Resta esperar até o lançamento oficial da superfície tátil mutável para ver se ela vai ser bem-sucedida ou se não vai passar de uma simples curiosidade com efeitos passageiros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.