Samsung está desenvolvendo novo display voltado para a realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Samsung está desenvolvendo novo display voltado para a realidade virtual

Durante a conferência Display Week, em São Francisco, a Samsung revelou um protótipo de tela que deve ajudar a promover ainda mais o setor de realidade virtual nos próximos anos. O modelo mostrado durante o evento é um painel de 5,5 polegadas com impressionante resolução 4K, ou 3840x2160 pixels, o que é capaz de proporcionar uma densidade de 806 ppi. Vale ressaltar que esse é o resultado obtido pelo display do Xperia Z5 Premium, o primeiro smartphone com tela 4K.

Para uma questão de comparação – e o motivo pelo qual esse protótipo da Samsung é realmente impressionante –, dispositivos como o Oculus Rift e HTC Vive trabalham com resolução bem mais baixa, 2160x1200 pixels. Com uma densidade de pixels ainda maior, a imersão também aumenta, embora esse fator não seja o único a promover uma boa qualidade em realidade virtual.

Nova tecnologia de display da Samsung traz resolução 4K e alta densidade de pixels

Baixa taxa de quadros

De acordo com Will Mason, do site UploadVR, que teve a oportunidade de ver de perto a “High Resolution for VR” – como a tecnologia está sendo chamada –, o display é realmente impressionante considerando a sua qualidade, com a exibição de brilho, contraste e cores excelentes. Contudo, um problema preocupou: a baixa taxa de quadros por segundo, o que poderia comprometer a qualidade da experiência de realidade virtual.

Antes de disparar críticas, é bom lembrar que esse ainda é um protótipo da Samsung, o que significa que não está pronto para o público consumidor. Rumores indicam que essa tecnologia de display vai chegar à próxima geração da linha Note, mas é pouco provável que dê tempo de fazer isso.

A baixa taxa de quadros por segundo pode comprometer a qualidade da experiência de realidade virtual

Além disso, é difícil imaginar que a sul-coreana vá reduzir o tamanho de tela da linha, que tem mantido o tamanho de 5,7 polegadas nas últimas gerações. Porém, seria interessante ver esse display em funcionamento em algum dispositivo da Samsung em breve. Será que estamos diante do próximo passo para a imersão na realidade virtual?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.