NVIDIA apresenta oficialmente o processador Tegra 4 [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA apresenta oficialmente o processador Tegra 4 [vídeo]

A NVIDIA anunciou oficialmente nesta segunda-feira (7) o lançamento do processador Tegra 4 para smartphones, tablets e notebooks. Segundo a empresa, a novidade se trata da opção mais eficiente da categoria já produzida até hoje, dispondo de cinco núcleos de alto desempenho — um deles focado exclusivamente no controle do consumo de energia.

(Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)

Embora possua o mesmo funcionamento básico da geração anterior da linha Tegra, o novo chip se destaca por empregar uma arquitetura totalmente inédita. Embora não tenha revelado a frequência de funcionamento do novo processador, o CEO da NVIDIA, Jen-Hsung Huang, afirmou que a novidade dispõe de 72 núcleos CUDA.

Embora a empresa não tenha confirmado a informação, tudo indica que a novidade foi produzida em um processo de 28 nanômetros — em comparação, o Tegra 3 era feito em 40 nanômetros. Além de tornar o produto mais rápido que seu antecessor, a mudança deve ajudar a propiciar um menor consumo energético, resultando na possibilidade de construir gadgets cuja bateria dura mais tempo.

Nada de LTE integrado por enquanto

Um ponto que gera preocupação no Tegra 4 é o fato de que o novo processador não possui um chip LTE integrado, uma das principais críticas feitas ao Tegra 3. Embora a última geração do Snapdragon, da Qualcomm, também sofra com esse problema, a expectativa é que isso seja solucionado em breve pela empresa — já a NVIDIA só deve apresentar uma solução semelhante próximo ao final de 2013.

(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)

Segundo o CEO da NVIDIA, o novo dispositivo não deve representar somente um melhor desempenho na reprodução de games. Entre as melhorias propiciadas pelo produto está a possibilidade de integrar o efeito HDR a fotografias de maneira mais rápida e eficiente, permitindo a captura instantânea de duas imagens simultâneas — para demonstrar o recurso, ele utilizou um tablet Windows RT ainda inédito no mercado.

Até o momento, o único produto equipado com o Tegra 4 que foi confirmado é o Project Shield, console portátil desenvolvido pela própria NVIDIA. Embora a companhia ainda não tenha anunciado a data de lançamento do novo produto, não deve demorar até que surjam mais notícias envolvendo a novidade, incluindo a apresentação de dispositivos de outras fabricantes equipados com o hardware.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.