Pesquisadores australianos desenvolvem borracha que serve como teclado

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores australianos desenvolvem borracha que serve como teclado

Cientistas da Universidade de Auckland, na Austrália, desenvolveram um teclado flexível e esticável a partir de um tipo de borracha conhecido como elastômero dielétrico. O dispositivo foi confeccionado em uma estrutura laminada quadrada, que você pode conferir na imagem acima, e que contém dois sensores arranjados em um ângulo de 90 graus.

Nove posições diferentes foram programadas no teclado, que usa o cruzamento das informações captadas pelos dois sensores para identificar o local em que a superfície está sendo tocada, como se fosse o ponto de interseção de um plano cartesiano. A criação foi anunciada no periódico Smart Materials and Structures, e os pesquisadores já estão conversando com uma companhia para transformar o material em componente de wearables e outras tecnologias que funcionam com toque.

De acordo com um Daniel Xu, um dos cientistas responsáveis pelo teclado flexível, um dos principais benefícios da invenção é que ela não passa de uma fina tira de borracha, então pode ser enrolada em qualquer objeto e transformá-lo em um teclado. “Isso também pode ajudar na captura de movimentos, o que pode ser útil para atletas, médicos e para novos controles de gestos interativos”, continua o pesquisador.

A equipe que desenvolveu o teclado chegou a utilizar video games para testar sua funcionalidade e, como parte de um projeto paralelo, criou até mesmo uma luva feita com o material para interagir com jogos de tiro.

Quais usos você consegue imaginar para um teclado flexível que pode ser acoplado em praticamente qualquer superfície? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.