9 gênios da tecnologia que se destacaram com menos de 15 anos

3 min de leitura
Imagem de: 9 gênios da tecnologia que se destacaram com menos de 15 anos
Imagem: Ayan Qureshi

Quando as grandes empresas de tecnologia surgiram no Vale do Silício na década de 1980, os gênios eram estudantes universitários já com alguma independência e formação. Agora, as startups surgem cada vez mais cedo hoje em dia e seus donos e CEOs estão cada vez mais jovens.

Alguns deles são surpreendentemente novos: pense no que você fazia de rotina quando tinha de cinco a dez anos e compare com as atividades em programação, engenharia e gerenciamento de empresas dos jovens gênios abaixo. O TecMundo selecionou alguns dos grandes prodígios ao redor do mundo que, em vez de brincarem de carrinho ou boneca, preferem passar o tempo configurando redes e desenvolvendo aplicativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A idade após cada um dos nomes representa a idade que cada jovem tinha quando "estourou" na indústria da tecnologia — ou seja, adicione sempre dois ou três anos para cada um dos casos.

Ayan Qureshi (5 anos)

Esse pequeno gênio descendente de paquistaneses e ingleses é o mais novo programador a receber o certificado de profissionalismo da Microsoft — com cinco anos. Sim, ele nasceu em 2009. Ele mesmo montou o próprio computador caseiro e tem um laboratório (integrado à rede pelo próprio menino) cheio de fios e peças em casa. Atualmente, ele estuda na Clifford Bridge Primary School, em Conventry, no Reino Unido.

Zora Ball (7 anos)

Em 2013, Zora apresentou um game mobile original desenvolvido por ela mesma para uma audiência da Universidade da Pensilvânia, nos EUA. Utilizando o método Bootstrapping, que é baseado em conceitos matemáticos complexos para a idade da jovem, ela até reconfigurou o próprio jogo ao vivo, mostrando que entende mesmo do assunto. Zora faz parte de um programa chamado STEMnasium Learning Academy, que ensina programação e outros cursos para crianças.

Reuben Paul (8 anos)

Considerado o CEO mais jovem do mundo, Paul começou a aprender linguagens de programação quando tinha 6 anos de idade com a ajuda do pai. Ele abriu a própia desenvolvedora de games em 2014, a Prudent Games, e já é veterano em conferências sobre criação de apps e ensino de tecnologias para a nova geração.

Marko Casalan (8 anos)

O "orgulho da Macedônia" conquistou com oito anos um certificado de administrador em sistemas de computação. No ano seguinte, uma certificação em engenharia de sistemas de computação. Marko já acumula quatro documentos de reconhecimento da Microsoft (MCP, MCDST, MCSA e MCSE) e escolheu dar aulas de informática para crianças em sua própria escola. Ele até já recebeu um laboratório de TI completo do primeiro-ministro do país para desenvolver pesquisas e o próprio potencial.

Arfa Karim (9 anos)

Em 2004, Arfa Karim foi a mais jovem pessoa a conquistar o Certificado Profissional da Microsoft — até ser ultrapassada pelo primeiro nome da lista. Ela até foi convidada por Bill Gates para conhecer a sede da empresa. A desenvolvedora de software representou o Paquistão em uma série de fóruns internacionais sobre tecnologia. Infelizmente, a epilepsia de Arfa a levou a falecer aos 16 anos, em 2012.

Shiv Sakhuja (11 anos)

Shiv criou em 2008 o site ControlYourMac, com suporte, respostas, tutoriais e soluções para usuários de Macs e outros dispositivos da Apple — tudo respondido por ele, fanático pelos gadgets da empresa. O site se tornou um sucesso especialmente na Índia e motivou o jovem a se especializar no desenvolvimento de apps e em webdesign.

Zach Marks (12 anos)

Com 1 milhão de perfis e 200 países de alcance, o Grom Social é a maior rede para crianças do mundo e conta com ambientes de compartilhamento de conteúdo e jogos destinados ao público infantil — tudo com controle parental e monitoramento. O mais curioso é que o criador tinha apenas 12 anos quando lançou a plataforma. No passado, Marks até esteve no Brasil para lançar a versão da plataforma para o país.

Shubham Banerjee (12 anos)

Aos 12 anos, ele construiu a primeira impressora de baixo custo para documentos em braile. A Braigo, como é chamada a criação, foi montada com um kit LEGO Mindstorms EV3. A startup criada pelo jovem ganhou interesse da Intel, que quis investir na ideia para a criação de novos protótipos.

Santiago Gonzalez (14 anos)

O menino mora no Colorado e já desenvolveu mais de 15 aplicativos para iOS. Há dois anos, ele já cursava engenharia na Colorado School of Mines na condição de pesquisador assistente de um professor. O objetivo do jovem é um PhD em Ciência da Computação e trabalhar na Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.