DirectX 12 pode melhorar GPU de X1, PCs, tablets e celulares em até 20%

1 min de leitura
Imagem de: DirectX 12 pode melhorar GPU de X1, PCs, tablets e celulares em até 20%

O que todos especulavam – jogadores e indústria – se tornou realidade: o DirectX 12 trará mudanças consideráveis às plataformas Windows. Xbox One, PCs, tablets e celulares poderão ter uma melhoria de até 20% na GPU graças à atualização. A informação foi confirmada em caráter oficial durante a conferência da Microsoft na Game Developers Conference 2015.

Quem conduziu a apresentação foi Phil Spencer, chefão da divisão Xbox. O executivo aproveitou para falar sobre o ecossistema existente entre o console da Microsoft e o Windows 10, que terão plena integração com streaming de jogos, compartilhamento de conteúdo e outros benefícios.

Em vista das melhorias no fluxo de comunicação entre os componentes proporcionado pelo DirectX 12, a CPU também poderá ganhar um boost, vendo seu processamento otimizado em até 50%, eliminando tradicionais gargalos na renderização. Spencer não chegou a especificar uma plataforma e simplesmente colocou o DirectX 12 como proliferador das melhorias nas plataformas Windows – que contemplam a marca Xbox, PCs, tablets e smartphones.

A sessão não teve streaming ao vivo, ao contrário de outras apresentações da GDC, mas a Microsoft deve disponibilizar o vídeo em seu site. A informação certamente vai atiçar a comunidade e colocar o desempenho dos dois principais consoles do mercado, o PS4 e o Xbox One, em disputa acirrada. Resta aguardar de que forma os desenvolvedores conseguirão aproveitar as melhorias trazidas pelo DirectX 12.

Errata corrigida

Como a apresentação não teve streaming ao vivo, algumas informações ficaram desencontradas na notícia que publicamos anteriormente, em que havíamos especificado apenas o Xbox One como plataforma a receber os benefícios do DirectX 12. Apuramos que todas as plataformas Windows poderão receber até 20% de boost na GPU e 50% na CPU e por isso publicamos a nova matéria.

O dado mencionado durante a coletiva, inclusive, se refere ao aumento de desempenho na versão para PC de Fable Legends, a qual roda no motor gráfico Unreal Engine 4. Agradecemos a compreensão de nossos leitores.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.