Confira como serão os mapas 3D do Nokia HERE

1 min de leitura
Imagem de: Confira como serão os mapas 3D do Nokia HERE
Imagem: YouTube

A Nokia tem trabalhado há mais de 15 meses no HERE, um sistema de mapas 3D bem detalhado, criado com mais de 700 mil pontos de informações por segundo com fotos, GPS e LIDAR – um equipamento com 32 feixes de laser que captam a reflexão das tintas e placas de sinalização. Tudo isso para que no futuro seja possível existirem carros que dirijam sozinhos.

Estas informações já foram coletadas em quase 2 milhões de quilômetros de 30 países, nos 6 continentes, e tudo isso graças à frota de mais de 200 carros da Nokia equipados com as tecnologias mencionadas acima, que precisam mensurar até mesmo a distância entre o meio-fio e a estrada, para que seja seguro um carro autônomo navegar por qualquer estrada.

A Wired divulgou um vídeo desta tecnologia do HERE, que nos dá uma breve noção do quão detalhado o sistema de navegação será no futuro. Assista abaixo um pequeno tour pela cidade de Nova Orleans com a tecnologia da Nokia:

Por mais impressionante que seja, ainda estamos longe do ideal. O cenário “real” é muito mais maleável e pode mudar a qualquer momento com acidentes, pedestres, animais ou qualquer outro problema na via. Isso dificulta as coisas para os mapas, que precisam ser atualizados o mais rapidamente possível. A previsão é que os primeiros carros autônomos cheguem em 2017. Você confiaria na tecnologia para guiar seu veículo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.