Brilha no escuro: projeto de estrada inteligente usa visual do filme Tron

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Com telefones inteligentes, relógios inteligentes e diversas outras tecnologias pensantes, não é estranho se deparar com o termo “autoestrada inteligente” (smart highway). Porém, o caso aqui não se refere a tecnologia móvel ou Wi-Fi e sim a novas opções de segurança para estradas e rodovias. O designer holandês Daan Roosegaarde criou a ideia de linhas brilhantes que podem ser aplicadas nas laterais das pistas para garantir a visibilidade noturna dos motoristas – além de oferecer um visual para lá de animal.

Através de uma parceria de sua empresa, o Studio Roosegaarde, com a construtora Heijmans Infrastructure, o artista o projeto de Glowing Lines (Linhas Luminosas). A tecnologia usada nessas faixas faz com que elas sejam carregadas durante o dia para iluminarem o contorno das estradas durante a noite, brilhando por até oito horas seguidas. A empreitada permite uma iluminação mais sustentável, com custo neutro de energia, desbancando a iluminação padrão empregada nas vias.

Bonito e funcional

Os primeiros testes da tecnologia estão sendo feitos na rodovia N329, em Oss, na Holanda, mas a perspectiva é de que as Glowing Lines sejam expandidas para outras partes do mundo. Além disso, os planos do designer para fases avançadas de smart highways vão muito mais longe, com projetos certamente ambiciosos.

A Dynamic Paint (Tinta Dinâmica), por exemplo, poderá mudar o design no asfalto para dar indicações conforme as condições do clima; e a Induction Priority Lane (Faixa Prioritária de Indução), por sua vez, fará a recarga de veículos elétricos conforme eles trafegarem pela via – o que deve ajudar na autonomia dos modelos. Essas ideias, porém, devem levar mais alguns anos para sair do papel.

De qualquer maneira, o projeto das Glowing Lines parece ser algo mais próximo da nossa realidade, sendo bem útil para trajetos mais escuros e com pistas sinuosas, permitindo que o condutor conheça antecipadamente o desenho da via. Resta saber como a tecnologia se comportará com o uso mais intenso, como no caso de rodovias que ligam grandes cidades. Números sobre o custo de instalação e manutenção ainda são uma incógnita também.

Ainda assim, alguém não curtiria dirigir à noite em uma estrada iluminada com a invenção de Daan Roosegaarde? Só não vale dar aquelas fechadas épicas de Tron nos outros motoristas, ok?

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