Aeroporto brasileiro implementa novo sistema de leitura de passaportes

1 min de leitura
Imagem de: Aeroporto brasileiro implementa novo sistema de leitura de passaportes

Você já ouvir falar do eGate? Trata-se de um novo sistema de verificação de passaportes que é utilizado em alguns países para substituir as cabines de inspeção tradicionais, trocando-as por um portão eletrônico. E, ao contrário do que muitos devem pensar, esta tecnologia está muito próxima de ser implementada no Brasil.

Todas as pessoas que realizarem voos internacionais no Aeroporto Internacional de Cumbica poderão conferir e testar o mecanismo, que realizará uma completa checagem dos passageiros através de um chip. Além disso, os eGates realizarão algumas verificações biométricas, fazendo um cruzado de todas as informações necessárias para liberar o portão eletrônico.

Espera-se que o sistema de verificação de passageiros seja instalado em todos os aeroportos brasileiros internacionais até 2016. Atualmente, 7 milhões de passaportes já possuem o chip. Segundo informações da PF, os eGates serão utilizados somente para pessoas maiores de 18 anos.

Mais rápido e eficiente

A GRU Airport, concessionária responsável pela implementação dos eGates no aeroporto de Guarulhos, afirma que a chegada deste sistema irá reduzir o tempo de espera nas filas de 3 minutos para 30 segundos, e que até o dia 2 de janeiro o mecanismo fará parte do cotidiano de todos os passageiros que fizerem voos internacionais.

Apesar da utilização deste novo método, as cabines da Polícia Federal não serão completamente dispensadas e permanecerão em funcionamento para realizar o atendimento às pessoas que ainda não possuem um passaporte com o chip de verificação.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.