Simplicidade: a chave para o futuro da tecnologia

3 min de leitura
Imagem de: Simplicidade: a chave para o futuro da tecnologia

Por muito tempo, os aparelhos eletrônicos foram segmentados e desempenhavam funções muito específicas. De uma maneira geral, relógios mostravam as horas, celulares faziam ligações e CD Players tocavam música. Mas a grande verdade é que isso foi sendo modificado com o tempo e hoje existe uma grande quantidade de dispositivos que mescla mais e mais funções.

Apesar disso, é possível notar que os aparelhos estão voltando a se direcionar rumo à simplicidade. Está mais fácil controlar um televisor inteligente, ativar um smartphone ou ter acesso às informações do seu celular. E você saberia dizer alguns exemplos de tecnologias que funcionam dessa forma em nossas vidas? Nós trouxemos isso para você! Confira agora mesmo.

Televisores: menos botões e mais gestos

Você sabe o quanto é difícil escrever algum texto utilizando apenas um controle remoto de televisor? Sem botões específicos para isso, acaba sendo necessário navegar por todas as teclas em um teclado emulado na tela do televisor e isso é bem cansativo — principalmente na hora de buscar conteúdos, por exemplo. Mas a verdade é que as TVs inteligentes mais modernas estão facilitando isso.

Interface LG LB7000

Com o sistema operacional WebOS da LG, por exemplo, é possível realizar as buscas por voz de uma maneira bem mais simples. O controle remoto que permite a utilização de gestos também garante mais facilidade e rapidez na localização de novos conteúdos. O sistema operacional fluido também é uma grande inovação neste segmento, pois ele começa a tirar a necessidade de conhecimentos avançados dos consumidores.

Smartphones: mais funções e menos atribuições

“Simples” não significa “sem sofisticação”. Um ótimo exemplo disso está nos iPhones, que possuem design bem puro e são bem bonitos. No segmento dos Androids, é possível destacar a aparência dos aparelhos produzidos pela HTC, que também conseguem oferecer traços belíssimos em estruturas relativamente simples. Mas essa simplicidade pode ser ainda mais bem traduzida nas funcionalidades.

Desbloquear um aparelho, por exemplo, já exigiu códigos numéricos complexos. Hoje, podemos citar algumas tecnologias bem interessantes que tornam isso tudo mais fácil. Aparelhos da Apple e da Samsung contam com sensores de impressões digitais, modelos da Motorola utilizam o reconhecimento facial e a LG traz o Knock Code que permite o desbloqueio com sequência de toques na tela ainda desativada.

Outro exemplo que podemos dar está nas formas de composição de textos. Em tempos remotos, era necessário pressionar várias vezes os botões numéricos para que as letras fossem acessadas. Depois surgiram os teclados QWERTY físicos para facilitar a digitação. Com a chegada dos iPhones, isso foi levado para as telas e com o Android surgiu também o método Swype — que já pode ser visto em outros sistemas operacionais.

Em resumo: é mais do que evidente que as fabricantes e desenvolvedoras ligadas às tecnologias de smartphones trabalham arduamente para transformar a vida dos consumidores e torná-la mais fácil. É claro que esses recursos envolvem muita complexidade em códigos e construções, mas a simplicidade do resultado final é que faz tudo valer a pena.

NFC: conexão rápida

Você deve se lembrar do quanto é chato realizar a sincronização de dois dispositivos via USB ou Bluetooth. Em alguns casos é necessário instalar drivers adicionais, realizar pareamentos manuais e até mesmo reiniciar os aparelhos para que tudo funcione da melhor forma. Com o NFC isso tudo fica de lado. Basta aproximar os dispositivos e autorizar a sincronização para que você possa acessar as vantagens disso.

Smartwatches: cada dia mais presentes

O que existe em comum entre o LG G Watch, o Motorola Moto 360 e o Samsung Gear 2? Todos eles se conectam aos smartphones para oferecer muito mais facilidade na visualização de notificações e diversas outras verificações. Além disso, ainda existem diversas funções fitness que são empregadas, permitindo que eles se tornem ferramentas bem mais uteis do que muitos imaginavam.

Sem demandar configurações adicionais ou grandes interações por parte dos consumidores, eles se tornam verdadeiros criadores de relatórios e catalogadores. Basta usar um smartwatch para ter acesso a tudo o que ele oferece, pois as funcionalidades são executadas praticamente sem necessidade de comando.

.....

Como você pôde ver, a tecnologia caminha para tornar a vida dos consumidores cada vez mais simples. Além desses exemplos, há muitas outras inovações que garantem mais simplicidade para a vida de qualquer usuário. Será que você se lembra de alguma delas?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.