Móvel inteligente faz um apartamento pequeno parecer 3 vezes maior

1 min de leitura
Imagem de: Móvel inteligente faz um apartamento pequeno parecer 3 vezes maior

É cada vez mais comum, especialmente nas grandes metrópoles, que pessoas morem em lugares apertados. Apartamentos de poucos metros quadrados precisam de uma decoração muito bem pensada para não se tornarem verdadeiros cubículos — e é nisso que muitos pesquisadores têm trabalhado.

Chamado de CityHome, a aposta do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para resolver o problema do espaço em casas pequenas é um dispositivo controlado por gestos e capaz de se mover como uma peça em um jogo de encaixar. Ele conta com um balcão de cozinha, superfície de fogão, mesa, cama e armário, tudo em uma coisa só.

Como é móvel, ele pode se deslocar para um pedaço ou outro da casa, servindo inclusive como ocultar espaços — como acontece no vídeo demonstrativo da tecnologia que você vê aí em cima, em que o CityHome serve para esconder parte do banheiro. A promessa dos criadores é a de fazer um apartamento de 20 metros quadrados parecer três vezes maior.

O projeto foi desenvolvido pelo laboratório Changing Places (algo como “Mudança de lugares”), especializado neste tipo de engenhoca aplicada ao dia-a-dia de espaços. Segundo o líder da equipe responsável pelo CityHome, Kent Larson, o dispositivo não é apenas um conceito e eles estão trabalhando para levá-lo ao mercado.

Será que a ideia tem chance de vingar?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.