Veja uma aprimorada mesa tridimensional que reage a nossos movimentos

1 min de leitura
Imagem de: Veja uma aprimorada mesa tridimensional que reage a nossos movimentos

Cerca de cinco meses atrás, um grupo chamado Tangible Media Group, liderado pelo professor e especialista Hiroshi Ishii, explorou de que maneira as interfaces digitais poderiam ser transformadas em bits “físicos”. Na ocasião, uma interface física – conhecida também como mesa tridimensional, a “morphing table” – que poderia “mimicar” os movimentos humanos foi apresentada. Agora, uma versão ainda melhor foi mostrada em vídeo – e a coisa é impressionante. O Tecmundo já havia postado sobre o assunto.

Parte dessa missão envolve desenvolver materiais que podem se alterar e deslocar conforme os movimentos do usuário. Há especialistas, por exemplo, que trabalham em interfaces pneumáticas que reagem a estimulação por retração.

O novo protótipo, o qual você pode conferir no vídeo acima, é chamado “Transform”, e se aproxima ainda mais dessa visão ousada. O grupo descreve a mesa como uma peça de mobília que foi transformada “em uma máquina dinâmica conduzida por transmissão de dados e energia”.

As pequenas colunas brancas são feitas de mais de mil pinos, controlados por um complexo software que lê os movimentos físicos humanos por meio de um sensor. No vídeo, os criadores Daniel Leithinger, Sean Follmer, Amit Zoran e Philipp Schoessler falam um pouco sobre o funcionamento do sistema.

Impressionante, não?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.