Veja a força necessária para que um airbag possa salvar sua vida [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja a força necessária para que um airbag possa salvar sua vida [vídeo]

Você já parou para pensar como um airbag faz para se encher de ar tão rápido? Muitos podem ser enganados pelo nome e achar que é algo como um simples sistema de ar comprimido – a resposta certa para isso, porém, é muito mais perigosa. Para que esse dispositivo se infle em um milésimo de segundo, são utilizados vários miniexplosivos, que deslocam enormes quantidades de ar em um instante.

Quem já passou por um acidente de carro provavelmente deve ter uma ideia do quão violento o impacto do airbag pode ser. Aqueles que tiveram a sorte de nunca passar por isso, por sua vez, podem ter uma boa impressão da força da explosão vendo o vídeo acima, feito pelo canal The Slow Mo Guys.

Violência necessária

O vídeo consiste em dois testes diferentes. Primeiro, vemos a velocidade de ativação do airbag que, como dito acima, é rápida a ponto de uma câmera comum ser incapaz de captar. Vale notar aqui as aberturas da “bolsa”, que impedem que ela simplesmente estoure pelo excesso de pressão tanto da explosão em seu interior quanto do impacto do acidentado, e do fato de que o airbag se mostra quente após ativado – um resultado do calor gerado pelos explosivos.

Quanto à violência desse impacto, você pode ter uma ótima ideia quando o segundo airbag é testado. Um copo cheio d’água é simplesmente arremessado para longe no momento em que a explosão ocorre, sendo jogado a quase 30 metros do ponto do impacto. A força é tanta, de fato, que a bolsa também é lançada para fora da mesa de teste.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.