Olho biônico começará a ser vendido nos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Olho biônico começará a ser vendido nos Estados Unidos

Após 20 anos de estudo e desenvolvimento, o olho biônico Argus II está prestes a ser distribuído no mercado norte-americano. Segundo a empresa por trás do aparato, a Second Sight, centros clínicos de 12 regiões dos Estados Unidos foram selecionados para receber a tecnologia até o fim deste ano.

Aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) em fevereiro, a prótese é voltada para adultos de 25 anos ou mais que sofrem de retinite pigmentosa profunda. A doença é hereditária e não tem cura, destruindo as células da região da retina e causando a perda gradual de visão, chegando até a causar cegueira total.

Na realidade, o Argus II não recupera a visão dos pacientes, mas permite que eles detectem e diferenciem luz e escuridão. Dessa forma, eles se tornam capazes de identificar o movimento e a localização de objetos.

Como funciona

(Fonte da imagem: Reprodução/Second Sight)

O aparelho funciona por meio de uma série de eletrodos implantados diretamente sobre a retina. A câmera acoplada aos óculos tem seu vídeo convertido pelo aparato e transformado em sinais, que são transmitidos sem fio para os implantes. Ao recebê-los, os eletrodos criam impulsos elétricos que estimulam o tecido a produzir imagens.

De acordo com o diretor do Centro de Doenças Maculares e de Retina do Instituto dos Olhos do Hospital Universitário, Suber S. Huang, o sistema “oferece um profundo benefício para pessoas que foram cegadas pela retinite pigmentosa e que atualmente não possuem nenhuma terapia ao seu dispor”. “O Argus II permite que os pacientes recuperem sua independência e melhorem suas vidas”, afirmou.

(Fonte da imagem: Reprodução/Second Sight)

A prótese teve mais de 20 anos de desenvolvimento, passou por três testes clínicos e recebeu mais de U$ 200 milhões de investimento público e privado. O mecanismo foi categorizado pela FDA como um “aparelho de uso humanitário”, o que significa que o órgão do governo norte-americano acredita que seus prováveis benefícios sejam superiores a quaisquer riscos de doença ou ferimento decorrentes de seu uso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.