Que tal controlar aparelhos eletrônicos apenas piscando os olhos?

1 min de leitura
Imagem de: Que tal controlar aparelhos eletrônicos apenas piscando os olhos?

(Fonte da imagem: Reprodução/G1)

A peruana Katia Veiga, de 29 anos, é uma aluna de doutorado na PUC-Rio que recebeu um prêmio internacional por ter criado cílios que controlam objetos com o simples piscar dos olhos.

Os cílios postiços desenvolvidos por Katia possuem um pequeno rádio que envia os comandos ao controle escondido no bolso que pode, então, controlar outros equipamentos à distância. Veja a explicação da estudante sobre o funcionamento do equipamento:

“[Os cílios] tinham um rádio que enviava sinais digitais a cada piscada para outro rádio: o controle remoto escondido no bolso. No final, decodifiquei os sinais infravermelhos enviados para o objeto e, assim, cada vez que piscava o olho, enviava um sinal ao controle remoto que ligava o objeto ou trocava imagens no projetor”.

Pela sua criação, Katia recebeu mil euros (pouco mais de R$ 2.600) pelo prêmio TEI Design Challenge, realizado em fevereiro, em Barcelona.

Tecnologia para vestir

Katia e o seu orientador na PUC-Rio, Hugo Fuks, estão desenvolvendo há quatro anos o uso dos wearable computers (ou computadores de vestir, em tradução livre) na área da beleza. O projeto chamado como “Beauty Technology” tem por objetivo investigar protótipos cosméticos, como maquiagem, cílios e unhas que, junto com componentes eletrônicos, permitam aos usuários interagir com o ambiente.

Segundo Fuks, nós carregamos muitas coisas, como maquiagens, que poderão ter sensores e atuadores embutidos para interagir com o mundo a nossa volta. Katia acredita que a área da tecnologia ainda é dominada por homens não somente nas pesquisas, mas também como usuários. A estudante diz que um dos objetivos da Beauty Technology é mudar um pouco esse cenário.

Katia termina dizendo que acredita que o uso da computação vestível não está mais tão longe da realidade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.