ReadingMate: aparelho permite leitura enquanto você se exercita na esteira

1 min de leitura
Imagem de: ReadingMate: aparelho permite leitura enquanto você se exercita na esteira

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Purdue University)

Quem nunca pensou em usar o computador enquanto se exercita em uma esteira elétrica para otimizar seu tempo? O problema é que essa é uma tarefa praticamente impossível: toda a movimentação atrapalha drasticamente nossa capacidade de leitura.

Por sorte, parece que esse problema está perto de acabar graças a um projeto feito na Universidade de Purdue, chamado ReadingMate. Segundo o site da universidade, o aparelho consiste em um par de óculos com LEDs infravermelhos montados nas laterais, cujos sinais são captados por uma câmera.

Dessa maneira, é possível acompanhar o movimento da cabeça de uma pessoa enquanto ela corre em uma esteira. Depois é só fazer com que o texto mostrado na tela de seu computador acompanhe o ritmo – uma tarefa mais difícil do que parece, já que o programa precisa levar em consideração a compensação natural dos olhos em uma situação dessas.

Além dos computadores

Embora a tecnologia não esteja pronta para ser comprada pelo público, Ji Soo Yi, o criador do projeto, acredita que o ReadingMate pode se mostrar útil não só para casos como esses. O aparelho, segundo ele, também pode ser útil para operadores de maquinário pesado ou pilotos de aviões, que precisam ler informações em ambientes turbulentos. “O ReadingMate pode estabilizar o conteúdo em tais casos”, disse ele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.