Conheça o tapete inteligente que reconhece os seus passos

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o tapete inteligente que reconhece os seus passos

(Fonte da imagem: Reprodução/Universidade de Manchester)

Conforme a tecnologia avança, o custo de diversos tipos de componentes eletrônicos tende a diminuir consideravelmente. Isso acontece principalmente porque todos os dias surgem novas técnicas de fabricação que são capazes de baratear o produto final. Um ótimo exemplo disso são os sensores: eles estão presentes em todos os lugares hoje em dia, desde nossos smartphones até os nossos carros.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, criaram um tapete especial com sensores que pode detectar o modo como você caminha sobre ele. O conjunto é capaz de criar uma imagem bidimensional dos seus pés, detectando possíveis problemas apenas através das passadas. O tapete também pode reconhecer as pessoas apenas pelos passos, já que cada um possui uma forma característica de se movimentar.

Esse tipo de tecnologia parece não fazer muito sentido, mas quando pensamos em pessoas com necessidades especiais, a coisa muda de figura. Todos os anos, um grande número de idosos é hospitalizado por causa de quedas dentro de casa. Através dessa tecnologia, o próprio tapete pode detectar o acidente e chamar ajuda automaticamente.

É impressionante o que a tecnologia pode criar atualmente. Já temos sensores dizendo quando acabou o leite, sensores controlando as luzes e muito mais. Tudo para garantir que as coisas funcionem da maneira mais eficiente possível.

Fonte: Universidade de Manchester

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.