Tecnologia permite que tecidos mudem de cor conforme a estação do ano

Pigmento sensível às mudanças climáticas pode ser revolucionário para a decoração de interiores. Com ele, sua casa pode ter um visual diferente a cada estação!
  • Visualizações1.823 visualizações
Por Caroline Hecke em 30 de Abril de 2012

Tecnologia permite que tecidos mudem de cor conforme a estação do ano (Fonte da imagem: Divulgação/Siren Elise Wilhelmsen)

Ao decorar um ambiente, você fica preso às cores escolhidas no projeto e, sempre que quiser mudar um pouco o visual da sala ou do quarto, precisa investir em novas tintas e tecidos. Porém, se depender da designer norueguesa Siren Elise Wilhelmsen, isso pode estar com os dias contados.

Ela criou o Season Carpet, um tapete que reage às mudanças de temperatura e faz com que suas cores combinem com o clima lá fora. O segredo da invenção são pigmentos termossensíveis: cada tapete é feito com três diferentes pigmentos, que formam novos padrões de imagens. O azul vira verde quando a temperatura chega a 17 ºC, o vermelho vira amarelo quando o local chega aos 27 ºC e assim por diante.

Assim, conforme as variações do clima durante os dias, semanas e meses, o tapete vai ganhando um novo estilo, a menos, é claro, que ele esteja em um ambiente com a temperatura controlada. O Season Carpet foi exibido este mês durante a Semana de Design de Milão, mas não existe previsão de que ele chegue ao mercado tão cedo.

 Fonte: Co.Design, Siren Elise Wilhelmsen



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!