Cientistas criam bateria flexível que pode ser usada como tecido

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam bateria flexível que pode ser usada como tecido

(Fonte da imagem: The Verge)

Você já pensou como seria sair por aí vestindo uma bateria? Pode parecer estranho, mas um grupo de pesquisadores da Universidade Politécnica de Montreal resolveu pôr essa ideia em prática e, segundo o site The Verge, conseguiu. E não estamos falando de algo como um casaco com várias baterias comuns, mas literalmente de uma roupa capaz de armazenar eletricidade.

Criar o “tecido” para guardar a energia não foi tarefa fácil. Era necessário se livrar dos líquidos encontrados em baterias comuns, que podem vazar e ocupam muito espaço; algo que eles resolveram prensando vários materiais termoplásticos juntos.

Esse material condutor, então, pôde ser moldado de forma a ficar parecido com o couro; para passar a energia para outros aparelhos, foram usados fios condutores. O resultado de tanto trabalho impressiona, gerando um tecido capaz de armazenar centenas de volts, suficientes para qualquer gadget.

Mas nem pense em sair com uma dessas roupas-bateria em um dia chuvoso: até o momento, eles ainda não conseguiram tornar o material à prova d’água — o que não seria nada seguro para quem está vestindo um casaco com eletricidade suficiente para carregar um desfibrilador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.